Bullying

Resenhas - Bullying

Aline 13/05/2024

Bullying
Que livro maravilhoso!
Leitura fluida e de facílima compreensão!
A autora aborda, de forma clara e sucinta, um tema altamente pertinente em nossa realidade.
Assunto preocupante que, apesar de já receber uma maior visibilidade, ainda não conta com toda atenção e ação necessárias para erradicar ou ao menos, minimizar de forma satisfatória os casos e suas consequências.

Ingriidx97 22/12/2023

Meu primeiro livro
Me lembro de comprar esse livro numa revista tantos e tantos anos atrás, não sei onde foi parar depois de tantas mudanças. Mas me lembro de querer ler ele pra entender pq sofria tanto com bullying na escola.
(a tal da pré/adolescência é sofrida pra alguns).

Nat 28/10/2023

Esse livro é MUITO bom. Muito mesmo. Eu já vi várias entrevistas dessa autora, em podcasts e outros lugares e falando sobre vários assuntos, e a forma como ela fala sobre bullying é bastante acessível. Para cada tópico abordado, ela traz exemplos muito reais, de situações e pessoas, o que faz a leitura ser fluida. Eu pensei que seria um livro técnico, com uma abordagem mais ou menos ‘’médica técnica”, mas ao invés disso, este é um livro acessível para qualquer pessoa, que pode ajudar a identificar quem pratica e quem sofre bullying. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/09/bullying-ana-beatriz-barbosa-silva-dll.html

Lucca 14/09/2023

Este livro foi um misto de sentimentos conflitantes
Li essa livro devido ao trabalho
Mas confesso que foi teste para algumas coisas
Vou começar pela parte legal
E o que compensa ler esse livro
Basicamente ele traz um panorama superficial extremamente importante para aqueles que não tem a mínima ideia sobre Bully
Somente
Eu tenho as minhas ressalvas em relação a autora e a quantidade de besteira que ela fala sobre transtornos mentais
Mas deu um desconto por ser um livro de 2010
Contudo senti falta de uma exploração de diversas questões que já eram debates na época
Como racismo e outros preconceitos
Sentir uma tentativa constante de biologizar uma demanda que é estritamente social
Óbvio que o corpo vai responder as situações estressantes como o Bully
Mas a raiz do problema está numa questão de sociedade
O que senti ser pouco explorado
Enfim
No geral pra aqueles que querem começar a compreender o Bully, esse livro pode ser interessante
Mass
Alerto
Tenham uma leitura crítica e histórica do assunto
E não tome este livro como um referencial central
Enfim
É isto

Stefania.Correa 24/05/2023

Bullying é um livro necessário para entender o humano
Como uma pessoa noventista, cresci com a perseguição e com apelidos, que somente anos mais tarde soube se chamar de bullying. Não creio que tenha sofrido tanto quanto muitos, mas as marcas na autoestima ficam. Hoje tenho compaixão e solidariedade com os jovem que precisam sobreviver em um mundo onde o erro deles os persegue além dos muros da escola. Livro essência para quem deseja ser pai um dia.

Jana 25/03/2022

Muito bom!
Leitura fluida e clara. Traz várias reflexões sobre bullying, suas facetas, desmembramentos e consequências. Necessário para todos, mas principalmente, para pais, educadores e terapeutas.

Yas 29/01/2022

Livro muito interessante!

Acredito que todos, principalmente aqueles que trabalham na área da educação, deveriam ler esse livro.

Aline 04/01/2022

Leitura imprescindível
É uma leitura esclarecedora e fundamental para a compreensão do bullying escolar e suas inúmeras facetas. A autora além de contar histórias de seus pacientes e atualiza dados e informações como, aponta possibilidades para a construção de um programa antibullying nas escolas.

Estante Atípica 26/12/2021

Um livro que precisa ser lido sempre, visto que o bullying é uma realidade presente na sociedade mundial e com o passar dos anos faz cada vez mais vítimas. Uma leitura para ensinar e conscientizar sobre o assunto, como forma de contribuir para o combate. Muito bom, leitura rápida e fluída apesar do tema sério.

Elani Araújo 13/12/2021

Linguagem simples para leigos
A autora descreve casos e explica conceitos. Tudo muito bem amarrado e fácil de ler. Em uma pegada se termina a leitura. Para iniciantes no tema, como um primeiro livro para entrar no tema, sim é uma boa leitura.

Fernando 25/04/2021

As vezes, as mentes perigosas possuem metade do nosso tamanho...
O livro de Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta de forma simples e direta os principais pontos sobre o tema bullying. Dessa forma, ela explana sobre a história desse comportamento, seus aspectos, diversificações e como o mesmo age nos dias atuais.
Não espere nada muito profundo aqui e caso você já conheça de maneira considerável o tema, é muito provável que essa obra não lhe agrade.
Ao que me concerne, serviu muito bem devido a meu limitado conhecimento sobre o assunto que se expandiu após a leitura.
Confesso que já havia lido outra obra da autora, “Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado” para ser mais específico, o qual achei muito raso e simplório até mesmo para o público leigo a qual se propunha cativar. Contudo, em “mentes perigosas na escola” a autora se mostrou muito mais clara, trazendo conhecimentos realmente relevantes.
Leitura mais que obrigatória para pessoas que lidam diariamente com crianças e adolescentes, em especial pais e professores. Contudo, vale também para outros profissionais como psicólogos, pediatras, fonoaudiólogo e afins.
Vale a apreciação da obra. Só saiba que tudo é simples servindo como introdução para estudos mais profundos sobre o tema.

Carolina 03/04/2021

Achei o assunto do livro bem interessante e por já ter sofrido diversos ataques de bullying ao longo da minha vida escolar, quis ler.

No início eu estava adorando. Gostei das partes mais científicas onde a autora trata dos transtornos psicológicos, da parte de celebridades vítimas de bullying e aprendi algumas coisas. Mas depois o livro se tornou super repetitivo e a autora colocou algumas falas que não me agradaram muito, com muitos estereótipos e preconceitos.

Vivi 30/08/2020

É um livro informativo de fácil compreensão. Traz relatos e experiências que acrescem.

Maíra Marques | @literamai 12/05/2019

Siga: @literamai
O Bullying é um tema que ainda divide muitas opiniões entre as pessoas.
Neste livro, a autora diz que este termo ainda não possui uma tradução em nosso país, e refere-se à relação de poder do agressor (o chamado "bully") e o agredido.
Apesar de o assunto principal ser os casos que ocorrem nas escolas, a Dra Ana também cita situações semelhantes no trabalho, entre os familiares e a mais nova sensação do momento: O Cyberbullying (que seria a humilhação/agressão verbal via internet).
Também veremos nesse livro, exemplos de acontecimentos de bullying que, mais tardar, levaram a tragédias. Como foi o caso que ocorreu em Denver em 1999, dois adolescentes cansados dos maus tratos dos colegas e da falta de assistência da escola, assassinaram 12 alunos e um professor como forma de vingar todo seu sofrimento.
A autora explica as consequências do bullying e os possíveis problemas que a pessoa que sofre pode adquirir e nos dá dicas para sabermos identificar, lidar e resolver essas situações que marcam a vida da pessoa que é agredida trágicamente.

site: https://www.instagram.com/literamai

Webe Santos 04/04/2018

"Em se tratando de bullying, vale a máxima de que é preciso separar a maçã podre para que ela não contamine todo o resto."

NÃO ACREDITO QUE AO TRATAR SOBRE BULLYING, TIVE O DESPRAZER DE LER ISSO.