Futebol ao Sol e à Sombra

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano
“O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, o gol é cada vez menos frequente na vida moderna.”
“Uma jornalista perguntou à teóloga alemã Dorothee Solle:
- Como a senhora explicaria a um menino o que é a felicidade?
- Não explicaria – respondeu. – Daria uma bola para que jogasse.”
“Obediência, velocidade, força – e nada de firulas: este é o molde que a globalização impõe. Fabrica-se, em série, um futebol mais frio que uma geladeira. E mais implacável que uma centrífuga. Um futebol de robôs. Supõe-se que esta chateação é o progresso, mas o historiador Arnold Toynbee tinha passado por muitos passados quando comprovou: “A característica mais consistente das civilizações em decadência é a tendência à estandardização e à uniformidade”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/04/futebol-ao-sol-e-sombra-eduardo-galeano.html

Leo Menna 02/06/2013

Um ótimo livro..
De uma maneira bastante breve, mas completa, narra tanto o lado alegre e quanto o lado negro deste esporte que apaixona multidões. Um livro feito por amante e para amante do futebol, tanto para conhecedores (meu caso), como para simples fans da "magia futebolística".

Erik Fernandes 25/02/2013

Ainda nao tinha lido nada do Galeano e gostei do estilo do escritor. Ainda mais falando sobre um tema como futebol. Sao passagens curtas, retratando personagens (principalmente sulamericanos) e grandes times que marcaram epoca. Leitura rapida, facil e divertida. E que me instigou a conhecer outros titulos do autor.

Leandro 18/12/2012

Eduardo Galeano conta nesse livro sua paixão pelo futebol e a forma como este esporte se desenvolveu ao longo da história, fazendo um paralelo entre o futebol divertido, de várzea e jogado por amor a camisa e a indústria do futebol, que corresponde a uma máfia que hoje controla o futebol mundial e que transforma os jogadores em "robôs", ou "pé de obra", como ele se refere. O futebol transformou-se em uma das mais rentáveis fonte de lucro para a indústria da publicidade, e isso acabou tirando sua beleza. Galeano nos presenteia com esse excelente livro, com seu estilo simples e talvez romântico de escrever. Seu tom poético conquista os leitores, até mesmo aqueles que não são apaixonados por futebol. Excelente dica de leitura.

lucasts30 30/03/2011

Obrigatório
Obrigatório para quem é amante do futebol.

Obrigatório para quem não vai muito com a cara do esporte.

Talvez após a leitura aprenda um pouco mais dessa paixão que move grande parte do mundo. Uma paixão que é muito bem descrita nesse livro, com muitas histórias pequenas e deliciosas.

Sensacional!

Léo 18/10/2011minha estante
Em absolutamente tudo que o povo latino-americano se dedica e coloca a sua paixão supera os demais; e na história do futebol, tao bem narrada pelo Galeano, temos mais um exemplo disso

seufuviu 14/12/2009

O sábio
Ler um livro do Eduardo, digo Galeano, Eduardo Galeano - um dos melhores narradores da história da América oprimida, que nos direcione pelos destinos "de sol & sombra" do futebol, este esporte que desde à antiguidade trabalha o imaginário da humanidade, ora como guerra ora como entretenimento, mas, sempre como algo que se destacou pela força de seus praticantes & admiradores.
O livro encanta pelas didáticas intervenções históricas desse esporte feita pelo autor. Não deixa de ser um compêndio futebolístico, uma mine enciclopédia de tudo que se passou aqui ali & acolá com a prática da pelota jogada com os pés; suas alegrias, suas tritezas, seus personagens protagonistas, assim como, seus protagonistas oportunistas y velhacos. Vale a pena ler esse livro da L&PM, escrito pelo sábio da nossa história. EDUARDO GALEANO.

Laura Regina - @IndicaLaura 13/07/2009

Quer saber sobre futebol?
E ainda se divertir?!

Arilson 24/03/2009

Para entender o futebol
Não, o livro não é sobre regras, táticas ou coisas do tipo. É para entender o espírito do futebol, a paixão, o torcedor, a passionalidade, enfim, para aprender a gostar. E o texto...bom o texto é do Eduardo Galeano.

Tiago Ceccon 15/02/2009

Simplesmente o melhor livro sobre a história do futebol. Retrata os momentos históricos do esporte preferido dos brasileiros e vai narrando, de forma mais ou menos cronológica, o começo, as primeiras dificuldades, as primeiras glórias, os anos de ouro, a decadência e como o esporte mais lindo de todos se transformou em um grande celeiro para os empresários fazerem dinheiro. Um épico!

Geógrafo da Alma (Poeta) 04/02/2009

Muito gostoso, realmente é fantástico ler algo tão poético a respeito de uma paixão mundial nas palavras do grande Eduardo Galeano.

1 | 2 | 3 | 4 | 5