Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel1503 26/12/2022

É um bom livro para quem quer conhecer um pouco mais sobre as edições de Copas do Mundo, de 1930 até 2014, apesar dos relatos de certa forma serem superficiais. Antes de adquirir a obra, tinha a impressão de que o autor se aprofundaria mais nas histórias, mostraria mais sua visão sobre a importância do futebol fora dos campos, a parte antropológica do esporte. Minha confusão talvez ocorre por ser Eduardo Galeano um escritor de grande renome, com outras obras que se tornaram grandes sucessos. Mesmo assim, vale a leitura, principalmente em época de Mundial.

thami 22/12/2022

futebol: história, ídolos, publicidade, entre outros
"Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogaf só pelo prazer."

Sou muito fã do galeano e talvez seja cúmplice pra falar o quanto eu gosto dos livros dele, cada vez que leio me sinto completamente submersa nas palavras, é incrível.

Esse livro em especial, foi uma experiência maravilhosa, ainda mais num momento pós copa do mundo. Livro muito bom pra quem gosta e quem quer entender mais de futebol porque o galeano vai do surgimento até o mundial de 2006. (entre outros)

ps: a repetição de "fontes bem informadas de miami anunciavam a queda iminente de fidel castro que ia despencar em questão de horas" a cada capítulo dele narrando os acontecimentos daquele ano nos mundiais, me tirou uns risinhos (pq todos nós sabemos que a CIA n conseguiu derrubar fidel)

Braguinha 04/12/2022

Poesia em prosa a cada linha
Uma joia da literatura uruguaia. Uma pena o autor ter morrido antes de tantas outras Copas do Mundo dignas de seus comentários. Eduardo Galeano disseca com bom humor e uma intelectualidade coloquial vibrante grandes momentos do jogo bonito. O melhor livro de futebol que já existiu. Ainda bem que o Brasil e alguns jogadores brasileiros tenham destaque.

Lucas 01/11/2022

Livrinho delicioso
Lido no quintal, em um fim de semana de sol
O concreto do chão rapidamente se transformou no da arquibancada
Fidel Castro nunca caiu ou cairá

Ana 29/10/2022

Que livro delicioso para aprender um pouco sobre a história do futebol e, consequentemente, sobre a história do mundo. Sim, Galeano mostra neste livro que o futebol é muito mais do que um jogo de 11 contra 11. Envolve paixão, política, muito dinheiro e o mundo inteiro.

Goste você minimamente de esporte e futebol, essa é uma leitura obrigatória.

Gabriel 19/09/2022

Uma introdução ao futebol
Para quem gosta e estudo o futebol é uma ótima introdução ao tema. Traz questões relacionadas a magia , regras, mercantilização, etc. A parte que mais me chamou a atenção foi a questão da transição do futebol para vendê-lo enquanto mercadoria.

ClAcio 15/07/2022

Poético, crítico e apaixonante
Eduardo Galeano escreve sobre futebol de forma poética, crítica e, acima de tudo, apaixonante. Textos que contam a história do futebol de forma simples e muito gostosa de se ler.
Os meus favoritos são os das Copas do Mundo, que são os principais. Cada texto sobre um Mundial recebe um contexto histórico do ano em que o Campeonato foi disputado, passando por algumas pérolas da competição, um maior destaque à grande final, até chegar aos terceiro e quarto colocados e ao quadro de principais artilheiros da Copa.
Além de ser um ode ao futebol, este livro também crítica as estruturas de poder da FIFA, um dos negócios mais lucrativos do mundo.
O autor, uruguaio, abordando vários países onde a bola rola, tem um ponto de vista latino-americano, o que torna o livro ainda mais interessante para os amantes do futebol que residem na América Latina.

"O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, é cada vez menos frequente na vida moderna."

Filipe_mott 30/05/2022

Bom pra quem gosta de futebol igual a mim
"O gol é o orgasmo do futebol, e como o orgasmo, o gol é cada vez menos frequente na vida moderna."
Fazendo um passeio pela história do futebol e das copas do mundo, Galeano oferece um prato cheio pra quem gosta de futebol.

theoflores12 22/04/2022

Ode ao Futebol
Futebol ao Sol e a sombra é um dos clássicos do Galeano. O uruguaio tem o dom de transformar lances,coisas e situações banais e corriqueiros do esporte em poesia.
Das posições dos jogadores a gols marcantes, Galeano faz um show digno de um drible desconcertante.
Meus preferidos foram O Estádio, onde o autor exalta grandes templos do futebol,repletos de história e crítica as novas arenas,feitas por patrocínios milionários,em países que não tem nenhuma tradição (alô, Catar!) e os sobre os mundiais. Cada texto sobre um mundial ganha contexto histórico do ano em que ele foi disputado,o vencedor e os artilheiros da competição.
É uma leitura obrigatória para quem ama o futebol!

João Vítor 28/03/2022

Uma declaração de amor ao jogo
O jeito que Galeano escreve é apaixonante, ele se declara, se derrete pelo futebol. O autor de Veias Abertas da América Latina não deixa de falar de política, mas junta isso a episódios históricos do jogo de bola, com alguns contos que chegam a arrepiar. Depois de ler este livro é impossível não se apaixonar pelo futebol, ou pelo menos se apaixonar pela forma como Galeano o descreve. Sorrisos são garantidos nesse livro.

Cada personagem tem seu espaço: o jogo, a bola, o jogador, o torcedor, o árbitro, o técnico, os ídolos, os desconhecidos, todos!

Um baita livro, diga-se de passagem!

Rodriguinho @literario.rojo 11/02/2022

"A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever…"
O escritor uruguaio Eduardo Galeano nos contempla nessa obra em forma de crônicas uma homenagem ao futebol desde a irreverência do esporte e seus elementos que o compõem a uma denúncia das estruturas de poder e o negócio lucrativo por fora das quatro linhas.
O autor versa sobre o espetáculo de uma partida de futebol e todos os elementos que podem compor o grande show de bola ou não.
Dentre esses inúmeros elementos destaco o papel do TORCEDOR, esse que pelo menos uma vez na semana foge da sua realidade e vai ao estádio coberto pelo seu manto sagrado e tremula a bandeira e perde a voz incentivando o time e fica em festa quando o gol é marcado a favor, abraçando até os desconhecidos em meio a massa para comemorar.

E quando termina a partida, esse torcedor junto ao resto da multidão retoma para sua casa de volta a sua triste realidade às vezes. E o estádio antes lotado também volta a sua solitude.

"O gol é o orgasmo do futebol…"

alicemxdo 09/01/2022

Sensacional!
Livro repleto de curiosidades, críticas, política e claro muito amor ao futebol.

?Não passo de um mendigo do futebol, ando pelo mundo de chapéu na mão, e nos estádios suplico: - Uma linda jogada pelo amor de Deus! E quando acontece o bom futebol, agradeço o milagre - sem me importar com o clube ou o país que o oferece.?

Gamarra 03/01/2022

(Voltando a colocar o que leio aqui)
Esse é sensacional. O jeito apaixonado e admirado que o Galeano escreve sobre o futebol é uma coisa maravilhosa. Dá pra notar a paixão e quase perceber que os olhos dele brilharam ao narrar as histórias que ele leu e o que ele mesmo viu. A frase clichê "é muito mais que futebol" cabe bem aqui. Destaca não só a beleza, mas as questões sociais, políticas, justiças e injustiças desse esporte. Ótima leitura.

Nick 30/12/2021

Mestre Galeano
Assim como todos os outros livros que li do Galeano, esse também foi um prazer, ver suas análise de mundo através do futebol, trazendo seus diversos nuances e curiosidades, foi uma experiência que com certeza mudou minha relação com o futebol, expandindo minha visão sobre o esporte e especialmente com tudo que o cerca. O que mais me marcou do livro é você ver o processo de transformação do futebol ao longo do tempo, como podemos compreender a nossa realidade através dele e especialmente como isso é um reflexo do capitalismo selvagem em que vivemos.
Luna 30/12/2021minha estante
???