A Arte de ter Razão

A Arte de ter Razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A Arte de ter Razão

Provérbios 2 28/10/2022

Curto, mas essencial
Um excelente livro. Na prática, o livro é apenas metade, tendo em vista que a outra metade contém o texto original em alemão.
Quanto ao conteúdo, é muito primoroso e fácil de entender, embora uma grande parte dos estratagemas tenha sido pouco explorado, e principalmente os que se situam mais ao meio às vezes pareciam ser uma repetição de outros, ou uma variante, ou um mero enchimento de linguiça.
A obra seria muito mais excelente se houvesse o mesmo esmero que alguns estratagemas tiveram em sua explanação, como alguns do início e em grande destaque o de número 30. A bem da verdade, era isso que eu esperava para os 38, mas muitos são apenas uma breve descrição de meia página sobre em que consiste aquele estratagema.
Todavia, é evidente que a obra tem o seu valor e é de leitura obrigatória para entender e sistematizar a dinâmica dos debates, até mesmo aqueles que nos ocorrem diariamente.
O grande ponto do livro é conhecer as estratégias, saber utilizá-las quando necessário, mas principalmente esquivar-se daqueles que utilizam esses subterfúgios para ganhar uma disputa sem ter razão. Afinal, a dialética não é sinônimo de lógica, mas sim a arte da disputa.

Thiago 25/10/2022

Esclarecedor
Entenda como pode ganhar uma discussão,mesmo não estando certo. Apenas fazendo por meio de sua dialética,seu oponente perder a razão,e não ter mais como te contrapor .

Leonardo88 01/09/2021

Conhecimento
Fico feliz em não concordar com TD com que leio! Mas tem vários pontos que concordo e vários pontos que nos mostram nossas imperfeições principalmente com o objetivo de vencer uma discussão, custe o que custar! Não julgo o autor pois quando nosso orgulho é maior do que a sabedoria não queremos estar com a verdade e sim estar certo! Mas a dialética é extremamente importante para se afirmar a verdade e negar as falácias!