Enquanto eu respirar Ana Michelle Soares

Resenhas - Enquanto eu respirar

MarcelleC. 07/06/2024

O mais incrível dessa história
É que ela é real. Quantos ensinamentos uma doença terminal pode trazer? Será que nós, quando estamos saudáveis, estamos vivendo ou apenas estamos no piloto automático. O final desse livro me lembrou mto os últimos dias do meu pai. Chorei. Tds deveriam ler pra desenvolver mais sensibilidade e VIVER enquanto ainda dá tempo.

Amanda3913 29/05/2024

Esse livro fala não somente sobre superação, mas sobre viver! Sobre finitude, te faz pensar em como você está vivendo, se é que está vivendo ou somente sobrevivendo. Não precisa estar com câncer para acordar e aprender a realmente viver, se permitir, amar, perdoar. Esse livro me fez derramar lágrimas e entender um pouco sobre como é viver.

augusilveira 02/05/2024

A vida é e sempre será muito mais do que uma doença
Esse livro mexeu muito comigo, tanto pela forma de ver a vida, quanto por relembrar de perdas recentes na minha família.

AnaMi traz ensinamentos importantes a partir das experiências pessoais com o câncer metastático. Muito mais do que refletir sobre temas difíceis, o livro nos sacode e nos convoca a viver. Quem já teve pessoas que ama em cuidados paliativos sabe a dor e o sofrimento por se sentir impotente diante da morte.

A autora nos faz refletir de que forma estamos vivendo. Conseguimos aproveitar, de fato, os milagres diários? Aquele momento com quem amamos, a capacidade de respirar, de dançar, de ser feliz? Frente à indicação de tratamento paliativo AnaMi resolveu viver e aproveitar suas curas diárias, realizar os sonhos, aproveitar cada segundo ao lado da família e amigos. Todo mundo morre o tempo todo, para além de um doente há um ser humano que precisa de humanidade!

?E, no final, morra tendo vivido. Não siga vivendo estando morto?

Trecho de uma palestra TEDxSP da autora:

?Eu falo sobre a morte com facilidade porque aprendi a viver, e quando estamos prontos para partir, somos livres para permanecer?
Mari 02/05/2024minha estante
Interessante esse livro, porém, na época que li, estava acompanhando o sofrimento da minha amiga em cuidados paliativos de câncer cerebral? ela morreu e deixou uma filha de 3 anos? e esse livro da Ana mostra apenas uma minoria da realidade que conseguem viver seus últimos dias com ?dignidade?. Minha amiga sofreu na rede pública, médicos acostumados a atestar mortes todo dia no hospital de câncer como se fossem gados. Enfim, que bom que a Ana teve um acolhimento, um ?conforto?.

augusilveira 02/05/2024minha estante
Realmente é uma realidade mesmo. Ela fala sobre isso na palestra TEDx 1 ano antes de falecer. Ela comenta o quanto ela era privilegiada por ter acolhimento de diversas formas. Acho que o maior legado deste livro foi reforçar a importância dos cuidados paliativos, para que mais pessoas possam ter esse privilégio. Sinto muito pela sua perda, é um pedaço da gente que vai embora :(

Mari 03/05/2024minha estante
Realmente um pedaço de nós se vai! Mas é um livro bom, eu entendi o legado dela! Obrigada por responder ?

FernandaOliveira0 01/05/2024

Leitura obrigatória!!
Confesso que quando decidi ler esse e-book não achei que seria algo tão profundo.
Eu o achei num app logo após a partida de uma pessoa mto especial. E me fez repensar tantas atitudes, situações, enfim... Foi uma das leituras mais reflexivas que li até agora.
Meu desejo hj é que todos tenham a oportunidade de lê-lo e compreender não só a grandeza da vida, como a importância da gratidão em nossa jornada.

Kemilly128 29/04/2024

Dançar com o vento
Eu não sei exatamente como esse e-book foi parar no meu Kindle. Por algum motivo, em uma noite de insônia, achei que seria bom iniciá-lo.

Interessante como as percepções sobre algo mudam quando não temos expectativa alguma.

Ao longo das páginas pude conhecer a história da AnaMi e da Rê, que já não estão fisicamente entre nós. Se eu tiver que resumir o que foi contado ali em uma frase, digo que esse livro é sobre VIVER, embora o tema (câncer) seja frequentemente relacionado com a morte.

A vida é finita. Ainda assim, grande parte de nós passa por ela sem realmente ter vivido. As protagonistas dessa história fizeram diferente: por poucos anos, viveram muito bem!

Antes de finalizar a história, fiz questão de dar um pulo no Instagram que continua ativo e ver as fotos das duas me fez sentir tanta proximidade, perceber tanta beleza e verdade em tudo aquilo que foi escrito.

Destaquei diversos trechos e deixo aqui um deles:

[...] Não importa. Está me ouvindo? Não importa. As pessoas morrem o tempo todo. O avião cai cheio de gente saudável que estava com pressa demais para sentar no chão e dizer ao filho o quanto ele era amado. Não podemos controlar nosso futuro, mas podemos viver o nosso presente de forma presente. Sentindo as cores, os aromas, os sabores. Fazendo planos e buscando o melhor, dia após dia. [...]

Faça um favor a si mesmo e inicie essa leitura despretensiosamente, assim como eu fiz, e receba um sopro de vida da moça que foi dançar com o vento.
MarcelleC. 07/06/2024minha estante
Tb destaquei esse trecho. Vontade de por em uma parede do quarto pra lembrar td dia ao acordar.

Tatiane256 25/03/2024

Enquanto eu respirar
?Só vai conseguir cuidar do sofrimento de alguém quem aprendeu a acolher a própria sombra e deixá-la de lado quando a dor do outro for mais urgente.?

Clau Verde 23/03/2024

Perfeito !!! Um livro que trás uma reflexão em cada página, profundo e lindo. Reler se faz necessário para garantir que a cada dia possamos ser nossa melhor versão.

Paula1735 21/03/2024

Meu livro preferido!
Este livro com toda a certeza é o melhor que já li em toda a minha vida, e se eu pudesse colocaria cada página dele em uma moldura em toda minha casa. Não é exagero, ele é ótimo do início ao fim, sem nenhum defeito. Ana Michele, a autora realmente mexeu com a minha vida através deste livro.

Karlla.Maevah 13/03/2024

Esse livro é intenso e profundo e lindo.
Não da para explicar tudo que ele transmite e ensina, é impagável lê-lo!

Lívia 24/02/2024

Uma chamada para a vida
Imprescindível a todos que esquecem de viver ao longo dos dias.
Um livro sobre amor, sobre aproveitar cada instante e tudo que está ao nosso alcance.

Claudinha Belem 17/02/2024

A lindeza da vida!
Cada pessoa tem o seu jeito de encarar a vida? e a morte. Ana Michelle, junto com a Renata, decidiram encarar os 2 da forma mais bonita. ??

E o poder de uma amizade? Jesus!
Tanta gente já me salvou nessa vida. Me estendeu a mão. Fecho o olho e vejo tantas cenas? seria injusto cita-las e alguém se achar preterido? mas a verdade é que lembro de muitas lindezas que meus amigos já fizeram por mim.

E o tanto que é especial viver a morte de alguém? ??

Cara, por mais estranho que pareça essa frase, lendo esse livro, e os livros da Dra Ana Claudia Quintana você vai entender o que falo.

Entender que estar ao lado de alguém que se vê na iminência (sem opção de fuga) da morte, e poder segurar a sua mão e o encher de amor, é uma das vivências mais bonitas.

Para mim é muito difícil falar sobre a morte. Venho tratando em terapia.

Mas quando leio essa vivência por meio das palavras de AnaMi, encontro forças para encarar o que é inevitável.

Como foi especial ler esse livro! ??

indyr 13/02/2024

Notas de rodapé
Algumas frases que separei, porque simplesmente devorei o final desse livro.

"- Uma das duas precisava morrer pra gente ver como eram os cuidados paliativos até o final. Estou feliz que seja eu, porque assim você escreve. Somos uma boa dupla."

"Quanto mais olho o céu, mais tenho certeza de que essa explicação sobre o invisível é infinita demais para caber na limitação da minha mente biológica."

"A vida pode ser mais simples do que parece quando você aprende a respirar fundo, segurar por alguns segundos, soltar e agradecer pelas inúmeras oportunidades que existem em mais um dia."

"Entreguei-me de corpo e alma a tudo que se apresentou, até mesmo ao sofrimento mais profundo que me trouxe de volta à superfície para respirar o doce ar da satisfação pela vida da forma que ela é: impermanente."

E a minha favorita de todas, pq amo quando acho o motivo do nome do livro na história: "Até além de enquanto eu respirar."

Obrigada, AnaMi e Rê por essa aventura que foi ler esse livro sobre a vida de vcs. Me senti realmente especial e pensativa por ter encontrado essa história. Que vcs sejam luz aonde quer que estejam. E que eu seja luz aqui também pra quem me acompanha. Apenas gratidão no meu peito agora.

Cris609 12/02/2024

Em muitas vezes na nossa história é preciso morrer para poder viver. Deixar para trás uma parte de você e descobrir novas versões pode ser desafiador, mas necessário para seguir desfrutando das possibilidades que o universo dispõe para nós. Uma trajetória jamais estará completa até o suspiro final.

E é disso que esse livro trata. Ironicamente, um livro sobre a proximidade da morte, tem, na verdade, o efeito de valorização da vida. Mas não de qualquer meio de vida. Ele nos faz ver o quanto podemos estar mortos, mesmo estando com saúde e o quanto de bagagem desnecessária podemos tirar das nossas costas para podermos ser mais leves.

Saber seguir em frente, mesmo com todos os obstáculos, e aproveitar essa jornada maravilhosa, que pode ser mais curta para alguns, mas não menos deslumbrante, é uma arte. Quantas pessoas que vivem essa vida por tantos anos, mortas por dentro e sem ter a oportunidade de viver o amor de uma família dedicada e unida?

Valorizar aquilo que mais é precioso: o carinho, o amor, a amizade, a paz de espírito, a leveza da alma, o ar puro. Deixar de lado todo ego, a vaidade, o rancor, o ciúme, os sentimentos ruis, as culpas e os remorsos, que tanto pesam nossa existência. E viver, como se hoje fosse o nosso último dia nessa encarnação, porque, afinal, ninguém sabe até quando estará aqui.

Esse livro é maravilhoso nesse exato sentido. Ao tratar da morte precoce, ele nos questiona o tempo inteiro se ainda estamos mesmo vivos e nos abre os olhos para mostrar que não importa o quanto de tempo que ainda temos, mas como aproveitamos esse tempo, ainda que ele seja curto. É de chorar rios.

Clara 09/02/2024

Enquanto eu respirar
A trajetória da AnaMi é linda de se ver!!! É um livro que aborda sobre a vida e como vc deve aproveitar cada segundo. Fiquei com o olho embargado várias vezes, principalmente com a conexão que ela tinha com a amiga Renata! Dei várias risadas com o humor ácido das duas hahahahah

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por cuidados paliativos, e ler esse livro só me fez ter a certeza de que quero como especialidade! Já era fã da AnaMi mas depois que li o livro virei mais!!

Trecho do livro: ?Elisabeth (médica paliativista) esteve no campo de concentração de Majdanek e deparou com o fato de que as crianças que iriam morrer desenhavam borboletas nas paredes dos dormitórios, usando as próprias unhas. Era a forma que tinham para comunicar suas esperanças, sua transformação, sua ânsia por liberdade, ainda que lidassem frequentemente com a possibilidade do fim. Essa imagem atravessa as décadas, pois, ainda que tenha uma vida curta, a borboleta poliniza, inspira, embeleza e dança com o vento. Não poderia haver símbolo mais adequado para a arte dos cuidados paliativos, que é capaz de trazer à tona a borboleta escondida no corpo e no espírito de uma pessoa em sofrimento.?

Liliana 27/01/2024

A vida é um sopro
Livro que dá um fôlego na nossa vida e nos faz querer agradecer a Deus todo os dias por estarmos com saúde. AnaMi nos ensina a alegria de viver a vida nos mínimos prazeres do cotidiano, sem perder tempo com reclamações, chateações, mal-agradecimentos... Sou uma pessoa melhor depois da leitura desse livro ???