Prometeu Prisioneiro

Prometeu Prisioneiro Ésquilo




PDF - Prometeu Prisioneiro


Prometeu Prisioneiro, de Ésquilo (c. 525-456 a.C.), é uma peça única dentre as tragédias gregas, e uma das mais marcantes da história da literatura, tendo influenciado escritores e filósofos como Goethe, Marx, Nietzsche, Freud, Brecht, Camus e muitos outros. Integrante de uma tetralogia perdida, escrita provavelmente no final da vida de seu autor, ela se passa nos primórdios da civilização, após a Titanomaquia, e traz, de forma inédita, seres divinos como protagonistas.

A história tem início quando Força, Poder e Hefesto, por ordem de Zeus, acorrentam Prometeu a uma montanha nos confins do planeta. Preso e prestes a ser castigado, o Titã é visitado pelo coro das Oceânides, por Oceano, por Io e por Hermes, que tentam demovê-lo de seu enfrentamento com o novo chefe do Olimpo.

Verdadeiro libelo contra a tirania, mas também um alerta sobre os excessos do homem contra a natureza, a peça é apresentada aqui na esmerada tradução de Trajano Vieira. Esta edição bilíngue inclui ainda um posfácio do tradutor, excertos da crítica e um ensaio do classicista inglês C. J. Herington, que aborda os múltiplos aspectos desta obra ímpar do teatro grego.





Prometeu Prisioneiro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Prometeu Prisioneiro (1)

ver mais
Um comentário sobre: Prometeu Prisioneiro


Prometeu Prisioneiro, peça de Ésquilo, que explora o mito de Prometeu, o titã que desafiou Zeus para beneficiar a humanidade. A narrativa não ilustra um embate direto entre Prometeu e Zeus, pois, o pai de todos, é apenas mencionado nas várias falas dos personagens além dos estrondos de seus raios. Prometeu é destacado como quem deu os dons preciosos aos humanos, como o fogo, principal elemento pelo qual será sempre lembrado, como também a leitura do futuro, os ensinamentos do sacrifíci...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR