MARIA ARCHER: O LEGADO DE UMA ESCRITORA VIAJANTE

MARIA ARCHER: O LEGADO DE UMA ESCRITORA VIAJANTE Elisabeth Battista




PDF - MARIA ARCHER: O LEGADO DE UMA ESCRITORA VIAJANTE


Vem de longe o interesse de Elisabeth Battista por Maria Archer (1899-1982), [...] cuja obra a autora persegue desde a sua formação regular ao nível da pós-graduação, de que resultou a tese de doutoramento intitulada Entre a Literatura e a Imprensa: Percursos de Maria Archer no Brasil, que a autora defendeu em 2007, na Universidade de São Paulo (e que urge ser mais publicitada, para além do circuito académico). Quando, por isso, Elisabeth se propôs a fazer o seu pós-doutoramento, a sua escolha ultrapassou meras questões de oportunidade temática ditadas pela Academia para se situar no campo do interesse político-afectivo, no sentido de dizer respeito a diferentes comunidades (nacionais), à organização das suas memórias e à construção do seu imaginário relacional. A consciência dessa perspectiva está bem evidente nas palavras da autora deste livro, que tive a ventura de ver nascer e acompanhar como tema de pesquisa para pós-doutoramento (Organização do Acervo de Maria Archer (1899-1982): Literatura e vida social nos países de Língua Portuguesa), ao afirmar a sua preocupação em "dar visibilidade à diversidade cultural decorrente das relações culturais ibero¬-afro-brasileiras, a partir do século XX", através da obra de uma figura que nasceu no limiar do século XX. (do Prefácio, Inocência Mata)





MARIA ARCHER: O LEGADO DE UMA ESCRITORA VIAJANTE

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR