Héracles

Héracles Eurípides




PDF - Héracles


O grande herói Héracles (ou Hércules, na mitologia latina) é protagonista de duas tragédias gregas que sobreviveram ao tempo: As Traquínias, de Sófocles, e Héracles, de Eurípides (c. 480-406 a.C.). As peças - que ora se publicam conjuntamente em apuradas traduções de Trajano Vieira - trazem distintas abordagens do mito sobre o filho de Zeus.
Enquanto Sófocles segue a tradição ao narrar o fim da vida do herói, Eurípides constrói uma história totalmente original, invertendo a ordem dos "fatos" e estruturando sua obra em duas partes contrastantes - uma criação que desafiou as convenções da Poética de Aristóteles e boa parte da crítica posterior.
A trama de Héracles se inicia em Tebas, quando o herói está ausente e sua família é sentenciada à morte por Lico, rei que usurpou o trono da cidade. Héracles volta a tempo de salvar a esposa Mégara e os filhos, mas, numa reviravolta imprevisível, surgem as enviadas da deusa Hera, sua antagonista, que enfeitiçam o herói e o fazem destruir tudo à sua volta.
Obra de feição extremamente moderna, a peça de Eurípides tem sido cada vez mais valorizada na atualidade, como vemos no ensaio do célebre helenista norte-americano William Arrowsmith, incluído no volume.





Héracles

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Héracles (1)

ver mais
METAS PARA 2024 (mudanc?as, leituras, planejamento e outras reflexo?es) | Ana Carolina Wagner

METAS PARA 2024 (mudanc?as, leituras, planejamento


Resenhas para Héracles (19)

ver mais


Uma tragédia de Eurípides sobre Héracles, contada de forma diferente do que você ouviu. Héracles num surto de raiva mata sua esposa e filhos. Mas na história que eu conhecia, ele realizaria os trabalhos por conta desses homicídios, mas aqui ele volta dos trabalhos e então mata sua família. Há um amargor nas palavras de Eurípides para com os deuses, que segundo ele, apenas olham ou trazem sofrimento ao ser humano e não havia sentido em prestar homenagens a eles . Para a época ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR