Preocupado em produzir uma avaliação sócio-polític0-econômica da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil durante a primeira metade do século 20, Paulo Roberto Cimó Queiros desenvolveu completa e apurada pesquisa sobre a historia desta Ferrovia originada em Bauru-SP e encerrada em Corumbá-MT. A NOB (Noroeste do Brasil) foi e é alvo de críticas e mitos, que neste livro são testados a partir de farta e cuidadosa análise documental, solidamente amparada na teoria historiográfica.
A temática central em Uma ferrovia entre dois mundos é a construção e ampliação da Estrada, suas vicissitudes administrativas, o caráter estratégico de seu traçado, a situação interna do Estado de Mato Grosso ( onde a NOB se liga à Estrada de Ferro Brasil-Bolívia) e as relações entre Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, e o desempenho econômico-financeiro da Estrada. Também se discute em profundidade as consequências advindas do seu processo de construção, a acirrada concorrência das rodovias, as pressões das elites dominantes que buscavam seus benefícios, a dicotomia ”sentido politico” x “sentido econômico” e, finalmente, as relações entre a região sul do Estado de Mato Grosso e a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.