Jesus Cristo e Mitologia

Jesus Cristo e Mitologia Rudolph Bultmann


Compartilhe


Jesus Cristo e Mitologia





Passamos pelo século XX. Século em que há muito se especulava sobre os acontecimentos de seus dias: a sociedade, a ciência, a tecnologia, o meio-ambiente, etc. Acreditava-se que nada escaparia aos olhos do conhecimento humano, certamente não haveria mais espaço para a religião. Parece que nos enganamos.
No entanto não podemos nos enganar fechando nossos olhos para o desenvolvimento das ciências humanas, nem desprezá-las na sua aplicação ao estudo sério das páginas do Novo Testamento.
Este é o objetivo deste livro, apresentar uma proposta diferente de leitura dos eventos narrados nos Evangelhos, e efetivamente trazer o significado essencial destes eventos. Bultmann, teólogo que permanece sendo relevante seus penamentos, considerado por alguns como o maior estudioso do NT do século XX, sendo portanto indispensável aos que estudam teologia, a leitura deste texto.
Não há como negar a importância de Bultmann para a teologia. Marco da teologia do século 20, o pensamento cristão é muitas vezes divido em pré e pós Bultmanniano. A crítica bíblica de Bultmann deve ser encarada com a maior seriedade. Este é um de seus livros mais influentes.
Aqui, entretanto, encontramos o pensamento do autor em estado formativo, o que pode ser uma vantagem na análise dos aspectos básicos da estruturação do seu raciocínio. Muito falam contra ou a favor de Bultmann sem fato conhecerem sua obra. É muito fácil lidar com caricaturas, mas todo estudo sério do pensamento de um autor deve ser calçado em uma análise das fontes primárias. É lendo o texto de Bultmann que entendemos o seu pensamento.

Edições (2)

ver mais
Jesus Cristo e mitologia
Jesus Cristo e Mitologia

Similares


Resenhas para Jesus Cristo e Mitologia (1)

ver mais
2 weeks, 3 days ago


Rudolf Bultmann, 1884-1976. Formado no clima da teologia liberal. Adere em 1922 ao movimento da teologia dialética (Barth, Gogarten) e a partir de 1941 com o tema da “demitização” vai elaborando uma teologia existencial, com elementos heideggerianos. Do período dialético (1925-1928): O problema de uma exegese teológica do novo testamento; O significado da teologia dialética para a ciência neotestamentária; Jesus. Pouco a pouco Bultmann elabora os princípios metodológicos que serão cla... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 3.8 / 20
5
ranking 40
40%
4
ranking 25
25%
3
ranking 20
20%
2
ranking 15
15%
1
ranking 0
0%

69%

31%

Renato S. Grun
cadastrou em:
10/08/2010 20:27:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR