Invisível

Invisível Paul Auster


Compartilhe


Invisível





Adam Walker recorda os acontecimentos da primavera e do verão de 1967, quando era um jovem poeta e estudante de letras na universidade de Columbia, Nova York. Quarenta anos depois, os fatos incontornáveis daquele ano, em que se vivia a Guerra Fria e a crescente oposição à Guerra do Vietnã, somam-se a eventos pessoais decisivos, que o vão acompanhar até o fim da vida.

Ele rememora o estranho encontro em uma festa e a posterior relação tumultuada que desenvolve com dois estrangeiros: o suíço Rudolf Born, professor visitante de relações internacionais na mesma Universidade Columbia, e sua enigmática e sedutora companheira, a francesa Margot. O professor Born propõe ao jovem poeta financiar um projeto de revista literária, acalentando a ideia de ter sua biografia escrita por Walker.

O rapaz fica intrigado com a rápida simpatia que desperta no casal, mas a oferta é boa demais para ser recusada. Aos poucos, porém, passa a desconfiar das intenções de Born, uma combinação de raivoso analista político, intelectual cínico, dândi espirituoso.

Um evento imprevisto e trágico vai fazer com que a relação entre o estudante prodígio e o enigmático professor se torne áspera e, depois, doentia, levando a história de ambos a Paris. A narrativa de Adam Walker, hoje com mais de sessenta anos, porém, mostra-se incapaz de dar conta da complexidade dessa história revisitada nos meandros da memória e nos limites da linguagem.

Vozes de outros personagens ganham o primeiro plano: Jim, antigo colega de Adam, que se tornou James Freeman, escritor de sucesso, a quem Walker recorre para que lhe ajude a terminar a narrativa; a irmã Gwyn, por quem ele sente um irresistível desejo incestuoso; Cécile, enteada francesa de Born, que manteve um diário dos tempos em que conheceu e se apaixonou por Walker.

Em Invisível, o escritor americano Paul Auster compõe um romance feito de diferentes vozes e tempos narrativos. Narradores e formas narrativas se alternam, aceleram o ritmo da leitura, reservando descobertas e mudanças de rumo até as últimas frases do livro e deixando o leitor sem fôlego.

Literatura Estrangeira / Ficção / Romance

Edições (2)

ver mais
Invisível
Invisível

Similares

(5) ver mais
A corrupção da inteligência
A Transformação Social
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota
O Outro Lado do Feminismo

Resenhas para Invisível (17)

ver mais
Escrita concisa, objetiva, seca. Enredo surpreendente, cheio de nuances
3 weeks, 2 days ago


Curto e grosso: esse livro é muito bom, fluído e surpreendente. O Paul Auster é o mestre da simplicidade objetiva. Ele constrói personagem e destrói numa questão de segundos. O enredo tem muitas reviravoltas, e chega a ser polêmico e profundamente chocante. A história em si, lá pela metade, põe em dúvida os relatos dos personagens, e brinca com a simpatia do leitor, alterando a percepção e os pontos de vista sobre cada elemento desse enredo. Fiquei surpreso com as reviravoltas que o e... leia mais

Estatísticas

Desejam96
Trocam3
Avaliações 3.9 / 251
5
ranking 31
31%
4
ranking 43
43%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Justi
cadastrou em:
30/04/2010 08:52:37
Pri Paiva
editou em:
02/03/2017 09:16:06
Pri Paiva
aprovou em:
02/03/2017 09:16:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR