gurka

gurka Marcia Kupstas


Compartilhe


gurka


retrato de um jovem assassino




"Eu não sou desse mundo. E nunca mais vou ser o grandão bobo na vida. Nunca mais. Eu agora sou Gurka. Eu agora sou o terrível, o temido Gurka. Nunca mais vão me chamar de Alberto, nome de veado. Eu matei Alberto à porrada." Assim Marcia Kupstas inicia Gurka, a saga de um jovem que chegou aos limites do tédio adolescente, cercado por um universo urbano tão hostil quanto enfadonho, onde a violência e o sexo são parte da paisagem. A morte é uma possibilidade cômica, um jogo de roleta-russa.
Kupstas, seguindo a linha de clássicos contemporâneos como Laranja mecânica e O clube da luta, escreveu uma fábula moderna que seduz pela crueza da linguagem e horror com que descreve o protagonista sociopata. A autora toma como cenário São Paulo para retratar a trajetória do jovem amoral, que, entre corredores de escola e shopping centers, espalha sua marca de ira, inconformismo, perversão sexual e violência, sem limites para a crueldade e o horror.
Alberto tem pai rico, mãe bonita, estuda em colégio tradicional, usa roupas da moda e assiste à televisão. Aos dezoito anos, chega à conclusão de que tudo isso não significa nada. Dá vida a Gurka, símbolo da barbárie de nossos tempos, de um mundo onde tudo é regido por terríveis regras. As roupas elegantes são trocadas por botas e coletes de couro; armas e motocicletas tornam-se seus aliados e as lições ensinadas na escola são substituídas pelas leis da estrada, deglutidas, à força, pelo caminho, pela lei do mais forte. Para sobreviver é preciso matar poderia ser o lema de Gurka e sua turma.
Gurka relata a violência que impera tão altivamente em nossa sociedade. Ao invés de chocar, tornou-se parte da natureza humana, elemento necessário ao inconsciente coletivo contemporâneo.

Edições (1)

ver mais
gurka

Similares


Resenhas para gurka (0)

ver mais
Uma semana para ler
on 26/1/24


É um garoto que se cansa de sua vida fácil e começa a fazer o que quer, e seus pais ricos, não fazem nada para impedir e diz que ele apenas se defende.... bobagem. O garoto fugiu faz o arrastão de tudo, mata um padre por que ajudou sua turma, mas não conseguiu salvar a todos.... Neste livro se fala muito em 1 pessoa e outras vezes 3ª, entendi que é como se fosse um diario e ele "Alberto" conta as coisas que realizou, achei que faltou um pouco mais de detalhe, mas acredito que ess... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.5 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 0
0%
3
ranking 40
40%
2
ranking 20
20%
1
ranking 20
20%

44%

56%

Nathy
cadastrou em:
25/08/2010 19:11:20