Franz Kafka

Franz Kafka Louis Begley


Compartilhe


Franz Kafka


O Mundo prodigioso que tenho na cabeça




O romancista e ensaísta norte-americano Louis Begley trabalhou por vários anos como advogado num grande escritório de Nova York, experiência que decerto lhe foi útil na investigação da formação profissional de Franz Kafka e de sua influência sobre a revolucionária obra do escritor. Como se sabe, Kafka formou-se em direito e por muitos anos trabalhou numa companhia de seguros. Esse e outros fatos relevantes de sua curta biografia (1883-1924) são destacados por Begley por meio de uma criteriosa pesquisa documental, baseada nos diários, na correspondência e, sobretudo, nas entrelinhas das ficções de Kafka.



Os hesitantes relacionamentos amorosos e a inescapável ancestralidade judaica transparecem como principais fontes de tensão da atormentada personalidade do criador de obras-primas como "A Metamorfose" e "Na Colônia Penal". Aprisionado numa sociedade marcada pelo antissemitismo e pela intolerância e, sobretudo, esmagado pela figura do pai, Kafka procurava transfigurar nos escritos suas obsessões e horrores mais secretos. Os diários e as cartas enviadas a amigos e namoradas revelam como a vida limitada pelos ritos burgueses quase sempre o levava à beira do colapso, rotina extenuante que pode ter contribuído para a deterioração de sua saúde. Morto pela tuberculose em 1924, aos 41 anos, Kafka deixou um legado literário cuja repercussão não cessa de ser discutida por escritores e críticos.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Franz Kafka

Similares

(2) ver mais
Rimbaud
Diários: 1909-1923

Resenhas para Franz Kafka (1)

ver mais
Duvido que eu seja um ser humano.
3 days, 18 hours ago


Esse livro definitivamente me surpreendeu muito, tanto positiva como negativamente. É uma aventura completa pela mente do sensível Franz Kafka, a partir da visão do autor Louis Begley (em que pelas entrelinhas é possível perceber alguns vieses históricos e ideológicos pelos quais definitivamente vou estar evitando ler outras biografias dele, apesar de sim, ser um autor decente). Kafka é realmente um mistério para qualquer leitor, talvez somente Felice tenha tido o vislumbre verdadeiro... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.2 / 22
5
ranking 45
45%
4
ranking 36
36%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Lindenberg
cadastrou em:
15/05/2010 10:56:15
Lidio
editou em:
17/05/2020 20:32:50