Deveres e deleites

Deveres e deleites Tzvetan Todorov


Compartilhe


Deveres e deleites


Uma vida de passeur




“Que profissão eu deveria colocar em meu cartão de visitas: historiador, antropólogo, filósofo? Prefiro não escolher. Não me reconheço na filosofia pura, não domino bem essa postura, não fico à vontade no discurso inteiramente abstrato. A antropologia filosófica me convém melhor, mas ela não existe como disciplina autônoma. Historiador, talvez, com a condição de incluir no objeto da história a vida moral, a vida estética. Em certa época, eu dizia que queria buscar o ‘sentido moral’ da história.”
Talvez Todorov seja um intelectual inclassificável. Segundo o próprio, provavelmente “humanista” seja o único rótulo que lhe caberia em qualquer época de sua vida como pesquisador e escritor. Neste livro, estão reunidas as entrevistas que ele concedeu a Catherine Portevin, nas quais lhe foi proposta a difícil tarefa de se debruçar sobre a própria obra e avaliar os elementos biográficos que teriam contribuído para suas escolhas intelectuais.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Deveres e deleites

Similares

(11) ver mais
Teoria da literatura
Diante do Extremo
Simbolismo e interpretação
A vida em comum

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Mr. Hyde
cadastrou em:
13/09/2019 10:52:45
Mr. Hyde
editou em:
13/09/2019 11:30:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR