Caros Amigos #211

Caros Amigos #211

Compartilhe


Caros Amigos #211


A Primeira à Esquerda




DESASTRE CAPITALISTA

De tempos em tempos, como se sabe, o capitalismo tem ciclos de crise. Mas o que se vive atualmente é mais que uma depressão econômica, como a enfrentada na Europa ou Estados Unidos e, em menor grau, no Brasil. O capitalismo extrapolou os parâmetros de mercado e está colocando em xeque a própria sobrevivência da humanidade, voraz que é, não apenas na exploração de pessoas, mas também dos recursos naturais. A crítica a esse sistema irracional e destruidor, tema principal desta edição de Caros Amigos, está presente até em um ícone liberal, como mostra em entrevista exclusiva o cientista político Michael Löwy ao estudar a principal obra e outros textos de Max Weber, destacando deles pensamentos tipicamente marxistas intersecção conhecida como marxismo weberiano. Como se vê, no quesito perigoso e destruidor, o capitalismo é unanimidade.

Era Industrial

Os tempos de hoje, porém, exigem mais do que apenas tomar as fábricas. Na entrevista, Löwy resgata da obra de Marx a possibilidade de uma nova relação da humanidade com o ambiente. Novamente, é na ação e consciência política que esta nova relação, ecossocialista, dará alguma chance de enfrentar o capitalismo e todos os seus desastres. A Era Industrial e seus valores, definitivamente, ficaram para trás e é preciso enterrá-los.

A edição tem ainda reportagem sobre os neopentecostais, que assumem poderes, obrigam candidatos a capitularem e assustam alas mais progressistas. Não por acaso, como defende Weber no que é bem aceito a religião está na origem capitalista: os novos pentecostais trocam o desapego cristão e o tradicional batismo pela teologia do sucesso financeiro, reafirmando o dinheiro como valor humano e dádiva divina. E arregimentam uma legião de ovelhas, capaz de levar seus pastores até o Congresso Nacional.

Poder econômico

Enquanto isso, as vítimas do poder econômico lutam. Em outra reportagem, a edição mostra o movimento de campesinos colombianos em defesa de Zonas de Reserva Camponesa, sua chance de vida digna, espremidos que estão entre os narcolatifundiários, rentistas da terra, agronegócio, mineradoras... A revista resgata ainda a história de Alvarado, o militar peruano que desafiou os Estados Unidos.

A triste situação dos professores do Rio de Janeiro é outro tema de Caros Amigos, que mostra o que é para os mestres conviverem em sala de aula com policiais militares, que levam para o ambiente educacional aquilo que aprendem nos quartéis e o olhar fartamente conhecido que têm sobre jovens favelados.

Tem ainda uma homenagem aos escritores Ariano Suassuna, João Ubaldo e Rubem Alves, mortos neste ano, além de uma reportagem indignada com o fato de uma bienal de livros ter escolhido como patrono o editor de um libelo pró-ditadura e racista. Além das colunas e artigos dos colaboradores.

Boa leitura!

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Caros Amigos #211

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR