A habilidade de memória de trabalho tem se mostrado de extrema relevância na avaliação neuropsicológica cognitiva e, de forma mais especifica, na avaliação infantil, por estar relacionada a desfechos essenciais como a aprendizagem, o desempenho escolar, as habilidades de leitura, escrita e matemática. Visto que dificuldades na memória de trabalho podem comprometer tais aquisições e, consequentemente, influenciar de modo importante o desenvolvimento infantil, sua avaliação deve fazer parte dos protocolos clínicos. Porem, profissionais brasileiros se deparam com escassez de instrumentos com base teórica solida e características psicométricas adequadas. O livro "Memória de trabalho", o quarto volume da coleção "Avaliação Neuropsicológica Cognitiva", vem contribuir para suprir tal lacuna. Está estruturado em três partes: 1ª parte - "Elementos teóricos: compreendendo a memoria de trabalho e sua relevância na avaliação infantil"; 2ª parte - "Tarefa Span de Blocos - Corsi e a Tarefa Span de Dígitos: estudos psicométricos e instruções para utilização"; 3ª parte - "Estudos de caso e modelos de utilização dos protocolos das tarefas".
Psicologia