Autoridade e Violência

Autoridade e Violência Vários Autores


Compartilhe


Autoridade e Violência


Comissão de aperiódicos da Associação Psicanalítica de Porto Alegre




O que constitui a autoridade hoje? A ideia de que o abalo da autoridade na esfera política produziu uma crise no seu exercício, deixou-nos sem saber como defini-la. Essa crise repercutiu também em outras instâncias, como na família, na educação, no trabalho, na ordem jurídica. Nessas mesmas instâncias, a recorrente tentativa de restituir a posição de autoridade pelo uso da força, fornece exemplos disso. Não estaria aí justamente a perda do lugar de autoridade?
E quanto à violência, do que ela nos fala? Estamos diariamente expostos aos discursos que identificam a violência como o mal dessa época. Tais discursos não distinguem agressividade de violência e produzem uma avalanche de denúncias geradoras de impotência, pois diante das mesmas não conseguimos formular respostas efetivas ao mal estar reinante. Representaria a violência uma denúncia em relação ao apagamento da palavra, da dimensão simbólica, através da passagem ao ato? Não obstante a complexidade do tema, uma coisa é certa: a violência surge quando o lugar da alteridade que poderia regular o laço social não se sustenta.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Autoridade e Violência

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Fernanda
cadastrou em:
22/05/2017 10:42:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR