A escultura pública de Porto Alegre

A escultura pública de Porto Alegre José Francisco Alves


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A escultura pública de Porto Alegre


história, contexto e significado




O livro de José Francisco Alves sobre a escultura pública em Porto Alegre foi publicado em 2004, pela Editora Artfolio, e se constitui em um dos mais completos estudos sobre arte pública na capital do Rio Grande do Sul. O autor passou a se interessar por arte pública, e mais particularmente pelas esculturas, no começo dos anos 1990, motivado, entre outras coisas, por sua participação na comissão de seleção para o programa “Espaço Urbano Espaço Arte”. Alguns anos depois, Alves aprofundou seu interesse neste campo com sua pesquisa de mestrado, defendida no Instituto de Artes da UFRGS em 2000, intitulada “A escultura pública em Porto Alegre”, em que o autor se ocupou das esculturas ao ar livre nos espaços de circulação de público na capital. Sua dissertação acabou se constituindo na base sobre a qual José Francisco Alves organizaria o livro, publicado quatro anos depois, acrescido de algumas modificações.

A primeira parte do texto trata da evolução da escultura pública em Porto Alegre. Nesta seção, existe uma contextualização das mudanças e das tendências observadas ao longo do tempo, que se inicia com a instalação dos chafarizes no período do Império, seguido do primeiro surto escultórico nas décadas iniciais do século XX, a disseminação de monumentos associados ao centenário da Revolução Farroupilha, o surto escultórico associado ao “Milagre Econômico” durante a Ditadura Militar, até o predomínio da linguagem contemporânea a partir dos anos 1980. Na segunda parte do texto, o autor se detém sobre a noção de escultura pública, suas implicações em relação à arte pública, sua relação com o urbanismo, além de tratar de questões próprias do contexto porto-alegrense, como a ideologia positivista presente nos prédios estatais e da ideologia do gauchismo presente em muitos de nossos monumentos. No terceiro capítulo, Francisco Alves trata da arte pública como política cultural, analisando as iniciativas mais recentes para a disseminação de obras de arte no espaço urbano de Porto Alegre através dos concursos e da política de comissionamento, discutindo, no encerramento desta seção, as perspectivas futuras da escultura pública. No final do livro é apresentado um longo catálogo, extremamente detalhado e que ocupa mais da metade do livro, sobre as esculturas públicas existentes em Porto Alegre, com o título da obra, o ano de sua realização e a autoria, sua localização e o estado de conservação em que se encontra atualmente.

O livro “A escultura pública de Porto Alegre: história, contexto e significado”, de José Francisco Alves, é fruto de um grande esforço de pesquisa e de uma acurada análise sobre a arte pública em nossa capital. Além de ser um material valioso para os estudos no campo das artes, também é uma referência muito importante para compreender como diferentes projetos políticos e culturais marcaram de forma permanente os espaços de nossa cidade.
(https://www.ufrgs.br/bibarq/pesquisa/resumos-de-obras-significativas-da-colecao-porto-alegre/)

Artes / Ensaios

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