Yerma

Yerma Federico García Lorca


Compartilhe


Yerma


poema trágico em três atos e seis quadros




    Uma mulher que transforma o seu desejo de ser mãe numa obsessão quase doentia, quando os seus instintos são travados por um marido que não pode, nem quer, deixar descendência.
   
Como alternativa, Yerma poderia procurar um filho fora do matrimónio, mas as suas fortes convicções morais, fruto de uma sociedade vigilante e castradora, impedem-na de considerar, sequer, essa hipótese.
   
Originalmente ambientada na Espanha rural do início do século XX, Lorca serve-se desta trama para explorar um assunto mais denso e complicado, o eterno conflito que existe em cada um de nós quando chega a hora de tomar uma decisão e sentimos que somos observados, vigiados até, por todos aqueles que nos rodeiam.
   
Pese embora todas as diferenças que existam entre o ambiente que Lorca retratou e o dos nossos dias, o tema continua actual e preemente numa sociedade em que estes preconceitos, supostamente, deixaram de existir.

http://www.axpress-arte.pt/as-nossas-producoes/yermalorca/


Edições (5)

ver mais
Yerma
Yerma
Yerma
Yerma

Similares

(1) ver mais
O Público

Resenhas para Yerma (5)

ver mais
on 25/7/23


Mais uma obra para que não deixemos nossos sonhos esquecidos e abandonados numa gaveta qualquer da vida. Ambientada na Andaluzia, a peça conta a história de Yerma, uma mulher que vive numa zona rural, mas que ainda não conseguiu gerar uma vida em seu ventre, por conta do desinteresse de seu marido João, que, conquanto honesto e trabalhador, é indiferente à angústia de sua esposa. Um casamento de aparências, sem amor, mantido apenas como satisfação à sociedade. Tudo pronto e preparado p... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.1 / 102
5
ranking 39
39%
4
ranking 40
40%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

26%

74%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR