Vivências e Possibilidades

Vivências e Possibilidades Denise Guedes Condeixa...


Compartilhe


Vivências e Possibilidades


Projeto de Vida | Manual do Professor




O LE é organizado em três partes: apresentação, sumário e módulos. Na apresentação, a obra oferece uma visão panorâmica acerca de sua temática central, o PV, e busca motivar o estudante para o trabalho com o material. O sumário mostra a forma como a obra está organizada, favorecendo a percepção dos módulos, a divisão por capítulos e as temáticas propostas. Os módulos apresentam uma seção introdutória que trata, sumariamente, do tema a ser abordado, e são divididos por capítulos. O primeiro módulo, intitulado Autoconhecimento, é dividido em três capítulos: Emoções e sentimentos: afetividades; Personalidade e identidade; Pensando sobre escolhas. Há, ainda, a seção Evento cultural, que consiste na atividade de transição entre as dimensões 1 e 2 do PV. Além da atividade de transição, nesse módulo há uma proposta de elaboração de projeto, na qual o estudante exercita um planejamento para uma ação de caráter pessoal. No módulo dois, Cidadania, há dois capítulos intitulados A vida cidadã e Cuidando da convivência em sociedade. A seção de transição, na qual os estudantes exercitam um projeto de âmbito social com o tema da sustentabilidade. O módulo três, Trabalho, está dividido em outros dois capítulos: O mundo do trabalho e Caminhos para a realização. Nesse módulo, as leituras e as atividades propostas voltam-se para o mundo do trabalho, mobilizando o estudante a pensar sobre o futuro e seu projeto de vida. A última seção do LE traz um mapa de distribuição de competências gerais, específicas e habilidades presentes na BNCC, seguido de sugestões de filmes e vídeos que tratam dos temas abordados na obra. O MP contém uma parte introdutória, na qual se encontra uma abordagem sobre o papel da escola no mundo em transformação; a formação integral e os projetos de vida; as metodologias ativas e o papel do professor; a organização temática da obra; as competências gerais, as habilidades e os temas contemporâneos transversais (TCT) presentes na BNCC e contemplados no LE; as orientações didáticas gerais e a avaliação formativa. Há, ainda, orientações acerca de como os módulos podem ser desenvolvidos ao longo do ano letivo. O MP apresenta uma parte específica, contendo uma abordagem descritivo-explicativa sobre os três módulos presentes no LE e suas respectivas seções. A última seção do MP traz indicações de leitura ao docente, voltadas para os três temas centrais da obra: autoconhecimento, cidadania e trabalho. O MDP é constituído por três videotutoriais, os quais possuem caráter complementar à obra, por conter uma descrição dos módulos e orientações ao professor sobre como abordá-los. O videotutorial 1 duração de sete minutos e quarenta e quatro segundos, no qual apresenta o módulo 1 do PV, relativo ao Autoconhecimento. Em seu enredo, cita o objetivo do módulo e faz uma exposição dos capítulos, temas e seções nele presentes. Ao apresentar as seções, há o destaque para as três oficinas presentes no módulo (Círculo de emoções, A formação e o desenvolvimento do sujeito na infância, Autocuidado em termos de saúde e autonomia), que podem favorecer o desenvolvimento do autoconhecimento, e para a seção de "Investigação e pesquisa", cujo tema é a saúde mental. O videotutorial também apresenta o projeto de transição do módulo 1 para o módulo 2, intitulado "Arte, Corpo e Inovação", traz informações sobre a abordagem metodológica utilizada na obra, as metodologias ativas, em diálogo com a linguagem da arte, e discute os conceitos de autoconhecimento, personalidade e empatia. O videotutorial 2 possui duração de sete minutos e trinta e sete segundos e é organizado de forma a apresentar o módulo 2 do PV, parte que tematiza a Cidadania. Em seu enredo, apresenta o objetivo e o tema do módulo 2, bem como a metodologia utilizada para o desenvolvimento das vivências e atividades nele propostas (metodologias ativas) voltadas para o trabalho em grupo; cita o projeto de transição entre os módulos 2 e 3, destacando o tipo de abordagem, explicando que se trata de um projeto voltado para o desenvolvimento sustentável, cuja metodologia objetiva favorecer o protagonismo dos estudantes e a ação social. Ao longo do videotutorial 2, são discutidos os conceitos de cidadania, violência e direitos, com destaque para as discussões sobre cidadania, valores no cotidiano, direitos e deveres do cidadão em uma democracia, coletividade, solidariedade e empatia, atitude crítica e redes de pertencimento. Por fim, o videotutorial 3 tem duração de sete minutos e trinta segundos e traz uma abordagem sobre o módulo 3, relativo ao tema do Trabalho. Apresenta as vivências e atividades propostas no módulo, com destaque para a oficina de criação de empresa, um exercício de autonomia e protagonismo; situa as metodologias ativas como base para o fazer docente; mostra como a inserção do jovem no mundo do trabalho é abordada na obra e orienta o professor a utilizá-la.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Vivências e Possibilidades

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Paulo Vinícius
cadastrou em:
18/03/2021 12:32:36
Paulo Vinícius
editou em:
18/03/2021 12:32:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR