Vidas rebeldes, belos experimentos

Vidas rebeldes, belos experimentos Saidiya Hartman


Compartilhe


Vidas rebeldes, belos experimentos


Histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais




VENCEDOR DO NATIONAL BOOK CRITICS CIRCLE AWARDS.

Neste estudo magistral e inovador sobre a população dos cinturões negros da Filadéfia e de Nova York, Saidiya Hartman se vale do método da fabulação crítica para dar voz às personagens por ela estudadas, em sua maioria jovens negras “em franca rebelião”. Ao combinar um estilo literário a uma extensa pesquisa de arquivos, documentos e imagens, Hartman descreve o mundo através dos olhos dessas mulheres e se propõe a “recriar a imaginação radical” delas, oferecendo uma nova mirada sobre esse grupo social.

Na pesquisa rigorosa e sensível de Hartman, a população negra deixa de ser encarada como objeto condicionado por habitações insalubres, trabalhos degradantes, prisões arbitrárias e toda sorte de violência, e passa a ser vista como um sujeito capaz de modificar o tecido social e cultural ao oferecer novas respostas e formas de resistência. Se hoje conhecemos o Renascimento do Harlem é porque essas jovens procuraram fazer valer a liberdade recém-conquistada em uma verdadeira revolução da vida íntima, ainda que estivessem diante da falácia do fim da escravidão.

Billie Holiday, Paul Laurence Dunbar e W.E.B. Du Bois são algumas das personagens que convivem lado a lado com essas mulheres desordeiras num teatro exuberante em que as aspirações mais radicais se mesclam ao mero desejo de perseguir o próprio prazer. Ao trazê-las para o primeiro plano, Hartman tece uma ponte entre o individual e o coletivo, reconstituindo a complexidade de personagens a quem a história negou qualquer traço humano, ao mesmo tempo em que faz do coro o protagonista do espetáculo.

“Vibrante. […] Uma rica ressurreição de uma história esquecida. […] Rigor e moderação dão à escrita eletricidade e tensão distintas. […] Esse tipo de narrativa bela e imersiva existe por si, mas também se contrapõe às representações mais comuns da vida negra urbana desta época.”
New York Times

História / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Vidas rebeldes, belos experimentos
Wayward Lives, Beautiful Experiments

Similares

(1) ver mais
Virgindade inútil

Resenhas para Vidas rebeldes, belos experimentos (1)

ver mais
Beleza e experimentos de liberdade nos limites do arquivo
on 17/5/22


A autora dá uma volta radical à interpelações violentas do encontro do poder com as vidas das pessoas negras. Saidiya segue, portanto, algo que havia delineado em ?Vênus em Dois atos? : ouvir quais gemidos de liberdade e beleza escapam dos documentos de estado, dos jornais, da fotografia artístico-colonial. Ouvimos cantos de revolta, gestos revolucionários de desejo; as vidas negras dessarrumando a continuidade dos projetos de cidade e de nação. Encontramos personagens adoradas, outra... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 19
5
ranking 84
84%
4
ranking 16
16%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Jenifer
cadastrou em:
25/02/2022 17:36:29
Jenifer
editou em:
03/05/2022 23:39:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR