Vento de queimada

Vento de queimada André de Leones


Compartilhe


Vento de queimada





Em seu mais novo romance, André de Leones instiga o leitor a visitar e a vivenciar o "nosso velho (centro-)oeste" brasileiro, pouco visto e explorado, dos anos 80.

Quando crescer em um meio bárbaro e selvagem é inevitável, tornar-se violento acaba sendo necessário: para sobreviver, para resistir, para superar e, principalmente, para vingar. Vento de queimada conta a história de Isabel, uma mulher forte e implacável, que, desde criança, foi exposta a uma realidade em que a violência parecia ser a única saída para os problemas existentes. Seu pai, um ex-policial pistoleiro ― ou um pistoleiro ex-policial, já que não há como saber o que veio primeiro ―, trabalha para figuras poderosas e influentes no estado de Goiás. A relação dos dois, assim como suas práticas e seus hábitos, não é estruturada de maneira convencional ― neste vínculo, não se sabe quem é responsável por quem, quem deve ser exemplo para quem. O pai, por ser quem é e por fazer o que faz, de tempos em tempos, expõe a filha a incidentes que não lhe dizem respeito, inserindo-a num trágico ambiente de ganância e violência.

A vontade de fazer "justiça" com as próprias mãos passa, então, de pai para filha, não de maneira natural, mas forçada, após um desses episódios cruciais e indesejados acontecer na vida de Isabel; um evento que teve o poder de fazê-la deixar a carreira promissora na área em que se formou, História, para se tornar comerciante ― "uma vendedora de lápis, apontador e borracha", como a protagonista se descreve ― de dia, aos olhos de todos, e uma assassina à noite, quando ninguém de seu círculo social está vendo.

Autor de romances excepcionais, como Eufrates e Hoje está um dia morto (vencedor do Prêmio Sesc de Literatura), André de Leones traz em Vento de queimada um retrato de um país composto por beleza, mas também por horror. Descrito por Luisa Geisler, que assina o texto de orelha, como um "Taratino tropical", o livro é um convite, um chamamento, que vale a pena ouvir e atender.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Vento de queimada

Similares


Resenhas para Vento de queimada (1)

ver mais
Tarantino tropical
on 18/9/23


Este foi um dos livros mais viscerais que já li. Ambientado em uma região pouco explorada pela literatura, o Centro-Oeste brasileiro, a história tem como cenário Brasília, Goiânia, interior de Goiás e a cidade de São Paulo durante o ano de 1983. Com escrito brutal, coloquial (que nos remete ao falar da região) e, muitas vezes escatológica e no melhor estilo faroeste, André de Leones nos conta a história de Isabel. Criada em um ambiente disfuncional, filha de ex-policial civil e pist... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 9
5
ranking 56
56%
4
ranking 44
44%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Jenifer
cadastrou em:
29/04/2023 10:37:05
Jenifer
editou em:
29/04/2023 10:37:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR