Uma Civilização Centrada na Criança

Uma Civilização Centrada na Criança Laura Gutman


Compartilhe


Uma Civilização Centrada na Criança


Como uma criação amorosa pode revolucionar o mundo




Em Uma civilização centrada na criança Laura Gutman mostra como restaurar o equilíbrio social perdido



Há muito tempo, a civilização perdeu a conexão com sua verdadeira natureza. Fomos criados para criar um vínculo espontâneo com o meio ambiente, com respeito e equilíbrio suficientes para viver em harmonia. No entanto, hoje estamos completamente perdidos. Criamos guerras desnecessárias, violência, maus-tratos, doenças e sucumbimos diante das angústias. Laura Gutman, autora do best-seller A maternidade e o encontro com a própria sombra mostra em Uma civilização centrada na criança como é possível mudar esse cenário.

Gutman não deixa de enfatizar que as mudanças necessárias para produzir um novo contexto de amor e apoio dependem de cada um de nós. Então, especificamente, o que podemos fazer? Podemos e devemos nos voltar para as crianças, o guia mais confiável. Trata-se de retomar o “caminho original”, retornar à fonte, à raiz. E as raízes do conhecimento e do próprio ser humano são as crianças. Filhos que já existem, que ainda nascerão e aqueles que já fomos.

Laura Gutman parte da premissa de que as crianças já nascem em equilíbrio consigo mesmas e chegam à vida terrena sem linguagem, sem cultura, sem juízos de valor, sem preconceitos, sem medo. Elas querem apenas se desenvolver em harmonia com o próximo. Portanto, para que uma sociedade seja realmente equilibrada, harmônica, respeitosa, solidária e benéfica para todos, ela deve estar centrada na criança. Ou seja, organizada de acordo com as necessidades dos pequenos, sendo mais fácil e feliz para eles.

Em Uma civilização centrada na criança, a autora apresenta propostas concretas para a criação dessa sociedade, sempre voltadas para o bem-estar original do ser humano. E, para tal, Gutman destaca a importância dos primeiros vínculos, ou seja, a relação respeitosa e amorosa entre adultos e crianças.

Uma civilização centrada na criança busca fortalecer a confiança na natureza institiva de cada criança, para assim recuperar o bom senso, a alegria e a prosperidade. E, acima de tudo, recuperar a capacidade de amar os outros.

Filosofia / Pedagogia / Psicologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Uma Civilização Centrada na Criança

Similares

(2) ver mais
O que Aconteceu na Nossa Infância e o que Fizemos com Isso
Mulheres visíveis, mães invisíveis

Resenhas para Uma Civilização Centrada na Criança (0)

ver mais
Olhando para a criança
on 27/10/22


Neste livro temos uma visão de como poderíamos ter uma sociedade melhor se voltássemos os olhos para as crianças, se de fato, levássemos em consideração às necessidades delas com mais amor. Incrível o ponto de vista da autora.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 13
5
ranking 23
23%
4
ranking 38
38%
3
ranking 31
31%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
23/04/2021 15:18:22
Marcelo Catanho
editou em:
23/04/2021 15:19:22