Um Sopro de Vida

Um Sopro de Vida Clarice Lispector


Compartilhe


Um Sopro de Vida


Pulsações




Desaparecida em plena criatividade, Clarice Lispector abriu novos caminhos para a literatura brasileira, no momento em que predominavam o documentarismo e o regionalismo. Elaborou uma obra em que sobressaem a densidade introspectiva e o processo de desestruturação da ficção, pois o mundo de hoje não pode ser mais representado através de recursos tradicionais. Os romances Clarice Lispector estão incrustados na cidade e no tempo presente, como um fragmento da vida urbana. A ação exterior é abolida em favor do momento que se arrasta e da sondagem de caracteres e consciências surpreendidas no fluxo de idéias.
Um Sopro de Vida, obra póstuma, foi escrita em três anos. Pode-se considerá-la como o diário de uma criação, onde foram anotados impressões e definições. A própria autora classificou-o de "não-memórias". Dois personagens contrapõem-se e complementam-se: o autor e sua criatura Ângela, um ser forjado pela palavra e que escreve sem saber o que é ficção. Neste romance, Clarice reitera suas obsessões numa linguagem rica em imagens, fruto da dinamização de seu universo interior. Cria assim um mundo poético paralelo ao real, em que tenta submeter a intuição ao controle da razão. Quer ser livre para sentir e raciocinar, numa fusão de "corpo e alma". Parte à procura de novas realidades, diante do sem-sentido da existência. Num procedimento que lhe é próprio, confere novos significados a forma clicherizada para apagar qualquer resquício de hábitos ou cacoetes.
A ironia da narradora convida o leitor, como cúmplice e aliado, a participar de um código comum em que as palavras sugerem e a linguagem se torna lúdica. Realidade e imaginação se complementam num mundo mágico, relacionando o ato de escrever e o imaginário num mergulho introspectivo. O núcleo gerador da obra é, afinal de contas, o questionamento do ato de escrever.

Literatura Brasileira / Ficção / Romance

Edições (8)

ver mais
Um sopro de vida
Um sopro de vida
Um Sopro de Vida
Um sopro de vida

Similares

(26) ver mais
Húmus
O céu é logo ali
O lustre
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Resenhas para Um Sopro de Vida (526)

ver mais
on 4/12/10


O livro é todo escrito em fluxo de consciência, o que me fez lê-lo em um ritmo ditado pela autora e imediatamente depois sentir a necessidade/desejo de ler novamente. Cada frase do livro é um clímax, cada frase do livro é um livro inteiro. E isso não é um exagero, desafio você a abrir o livro em uma página qualquer e ler uma frase qualquer. Desafio. Está presente no livro a dualidade Autor x Ângela. Ângela é animal, é corpórea, é descontrolada, é instinto, é não-regras, o Autor tende ... leia mais

Vídeos Um Sopro de Vida (2)

ver mais
Voltei! ? Desabafos, unboxing da book friday e bate-papo literário

Voltei! ? Desabafos, unboxing da book friday

12 LIVROS PARA 2023 | Ana Carolina Wagner

12 LIVROS PARA 2023 | Ana Carolina Wagner


Estatísticas

Desejam696
Trocam11
Avaliações 4.4 / 3.110
5
ranking 61
61%
4
ranking 27
27%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

14%

86%

Felipe
cadastrou em:
04/12/2015 22:41:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR