Um otimista na América

Um otimista na América Italo Calvino


Compartilhe


Um otimista na América


1959-1960




O relato dos seis meses em que Italo Calvino viveu nos Estados Unidos. Uma viagem, segundo o autor, "iniciática", em que "aventuras e sobretudo desventuras decerto não me faltaram".

Ao retornar de sua primeira passagem longa pelos Estados Unidos, que durou de novembro de 1959 a maio de 1960, Italo Calvino decidiu retrabalhar seu diário de viagem para transformá-lo em uma obra ao estilo de As aventuras de Gulliver. A jornada começa e acaba em Nova York, uma cidade que conquista o autor "como uma planta carnívora absorve uma mosca", mas também inclui a visita a lugares como Cleveland, Detroit, Chicago, Montgomery, Savannah e Las Vegas.

Um otimista na América relata encontros, impressões, observações e reflexões que jogam luz sobre o mito americano, sobretudo a respeito da mentalidade dos indivíduos e da sociedade que estão construindo. É um testemunho valioso de um homem de seu tempo, imerso em um momento repleto de transformações econômicas, sociais e culturais.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Um otimista na América
Um Otimista na América

Similares


Resenhas para Um otimista na América (0)

ver mais
on 19/7/23


No começo da leitura tive a impressão de que o livro seria um enfado. Engano. Calvino nos mostra, por meio de sua escrita refinada e de sua arguta análise da sociedade americana, um país que confirma diversos clichês que se constituíram em torno do "American way of life". Sua viagem aos EUA se deu no pós Segunda Guerra, em meio às tensões da Guerra Fria, batalha de ameaças veladas entre os norte-americanos e soviéticos. Os EUA visto por Calvino, no entanto, não são apenas aquele país q... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Jenifer
cadastrou em:
10/03/2023 19:18:09
Jenifer
editou em:
10/03/2023 19:18:18