Tratado da magia

Tratado da magia Giordano Bruno


Compartilhe


Tratado da magia





Escrito por um dos grandes sábios do Renascimento, o «Tratado» procura sistematizar os princípios universais para a prática da magia e, simultaneamente, compreender a relação entre o indivíduo e o universo.

Giordano Bruno é uma admirável figura da cultura europeia e um dos mais singulares pensadores do século XVI, tendo desempenhado um papel tão importante como Erasmo ou Leonardo da Vinci. Filósofo, mago e cientista, herético de todas as igrejas e desencaixado de todos os rebanhos, pagou pelas suas ideias com a vida, consumida na fogueira inquisitorial de Roma, no ano de 1600.
«Tratado da Magia», em edição bilingue e até agora inédito em Portugal, é a sua derradeira tentativa para sistematizar os princípios da magia e, através deles, perceber a relação entre o indivíduo e o universo.
Nas palavras do autor, ‹‹a magia assemelha-se à geometria pelas figuras e pelos símbolos; à música pelo encantamento; à aritmética pelos números e cálculos; à astronomia pelos períodos e movimentos; à óptica pelos fascínios do olhar; e, universalmente, a todas as espécies de matemática pelo que tem de intermediária entre a operação divina e a natural››.
Nas palavras de Rui Tavares, «o mestre fala agora de música, de geometria, de matemática, de medicina, de retórica e até de estética. Distingue as funções da imaginação e do intelecto, da voz e do canto, dos sentidos e da fé. Sobre tudo isto vai discorrendo de memória, por vezes sistematizando o seu conhecimento, outras vezes experimentando novos caminhos e tentando novas especulações, interrogando-se até sobre experiências a conduzir no futuro».

Filosofia

Edições (2)

ver mais
Tratado da magia
Tratado da magia

Similares

(2) ver mais
Giordano Bruno
O Erotismo

Resenhas para Tratado da magia (2)

ver mais
Interessante

O livro de Giordano Bruno traz um pouco do pensamento do autor sobre os princípios da magia; do que significa se um mago e de como se dão suas operações. Se debruçando sobre o que costumamos chamar hoje de magia simpática, Bruno analisa os efeitos das coisas ditas contrárias na natureza e em como elas se relacionam entre si e com o Todo, o princípio ativo único no universo; a alma do cosmos. O pensamento de Bruno é, em partes, semelhante aos ensinamentos de Cornélio Agrippa. São muita... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 3.8 / 22
5
ranking 26
26%
4
ranking 43
43%
3
ranking 22
22%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Carla Porto
cadastrou em:
07/11/2015 22:00:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR