Tereza Batista cansada de guerra

Tereza Batista cansada de guerra Jorge Amado


Compartilhe


Tereza Batista cansada de guerra





No sertão de Sergipe, perto da fronteira com a Bahia, aos treze anos incompletos a órfã Tereza Batista é vendida pela tia a um fazendeiro pedófilo e brutal. Depois de estuprá-la, ele a mantém cativa em sua propriedade. Amadurecida precocemente, e do modo mais doloroso, a menina se tornará uma mulher valente e decidida. Tereza Batista é sem dúvida uma das mais fascinantes heroínas de Jorge Amado, talvez a mais completa e complexa, que reúne os atributos de todas as outras: a valentia de Rosa Palmeirão, a sensualidade de Gabriela, a doçura de dona Flor, a altivez de Tieta.
As peripécias dessa heroína que "tinha aversão a badernas", que "não tolerava ver homem bater em mulher" são contadas por várias vozes. Um funcionário público, um pai-de-santo, a célebre ialorixá Mãe Senhora e até o poeta Castro Alves, retornado do mundo dos mortos, ajudam a relembrar e exaltar os feitos da protagonista. Um dos mais notáveis deles - ter comandado as meretrizes de uma cidade no combate a uma epidemia - é narrado à maneira de um romance de cordel, no capítulo "ABC da peleja entre Tereza Batista e a bexiga negra". Em outro episódio, ela lidera uma greve de prostitutas em Salvador. Em um terceiro, nocauteia um homem num cabaré de Aracaju depois de vê-lo bater na amante.
Escrito em 1972, quando Jorge Amado tinha sessenta anos, Tereza Batista cansada de guerra atesta a maestria desenvolvida pelo escritor baiano ao longo de quatro décadas de literatura. No conjunto de seus romances, destaca-se como um dos mais vigorosos do ponto de vista político - fato ainda mais notável por ter surgido no auge da ditadura militar - e um dos mais ousados no terreno do erotismo.
Além do depoimento de Lygia Fagundes Telles, a nova edição traz uma cronologia e imagens históricas da vida de Jorge Amado e das edições anteriores do livro.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Tereza Batista cansada de guerra
Tereza Batista cansada de guerra

Similares

(5) ver mais
Dona Flor E Seus Dois Maridos
Tenda dos Milagres
Tieta do Agreste
Ana Terra

Resenhas para Tereza Batista cansada de guerra (6)

ver mais
on 1/4/19


Um livro difícil e pesado que foi a escolha do Clube Nuvem Literária de janeiro. Nunca tinha lido Jorge Amado e agora entendo o porquê do autor ser tão famoso. Que escrita! Que riqueza na descrição de sentimentos! Realmente ele nos transporta para dentro do livro. Senti-me tantas vezes ao lado de Tereza vivendo suas experiências. Uma vivência desgastante que foi e, infelizmente, ainda é a realidade de milhares de mulheres do nosso país. Recomendado e aviso que ao fim de muitos capítulo... leia mais

Vídeos Tereza Batista cansada de guerra (1)

ver mais
?Tereza Batista? de Jorge Amado e a eterna guerra do Brasil

?Tereza Batista? de Jorge Amado e a eterna gu


Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.2 / 128
5
ranking 48
48%
4
ranking 32
32%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

22%

78%

Gui Magalhães
cadastrou em:
25/04/2012 22:35:43
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/03/2024 22:46:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR