Neste livro o autor aborda os principais conceitos teóricos que o guiaram para uma análise semiótica de ilustrações jornalísticas, em sua pesquisa realizada entre os anos de 2003 3 2005. Trata especialmente da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), observando as noções que são ferramentas para estudos voltados aos aspectos estéticos e para diversas áreas, entre as quais as da Arte e da Comunicação.
Elucida de forma introdutória os principais conceitos da ciência que trata os signos, especialmente levando em conta o conceito de ícone e sua problematização, sem ignorar a inserção desses conceitos no conjunto de uma obra filosófica de maior abrangência.
São apreciadas as concepções das categorias fenomenológicas peircianas (primeiridade, secundidade e terceiridade), os aspectos do signo (representamen, objeto e interpretante) e as classificações sígnicas, nas quais se insere o conceito de ícone.
Este trabalho busca estabelecer conexões entre a semiótica e a possibilidade de seu uso para reflexões sobre as imagens e sua respectiva forma de produção de sentido. Também aborda conceitos da área da Estética e da História da Arte, somando ainda apreciações de textos dos autores Roland Barthes (1915-1980) e Umberto Eco (1932-), que se voltaram diretamente para questões relativas à arte e à Comunicação.
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