As publicações sobre música, em língua portuguesa, são poucas. Quem não tem conhecimentos de línguas estrangeiras não tem possibilidade de informar-se a fundo. As tentativas de divulgação de assuntos musicais apenas começam. Biografias de grandes compositores nacionais e estrangeiros são raras. Traduções de obras capitais da musicografia não há. No campo da didática pianística, se excetuarmos os trabalhos já clássicos de Guilherme Fontainha, Antônio de Sá Pereira e mais alguns poucos, nada mais resta. Este magnífico trabalho do pianista José Alberto Kaplan é mais uma obra de valor do mestre argentino-paraibano. José Alberto Kaplan, radicado desde 1961 na Paraíba e naturalizado brasileiro, é o que todo latino-americano deveria ser: um homem integrado nas duas culturas portuguesa e espanhola além de homme du monde de formação vienense. José Alberto Kaplan reúne, na sua personalidade a inteligência lúcida e racional, o traço típico da Escola Argentina de ir ao cerne da questão e a cri atividade e intuição próprias da maneira de ser brasileira. O resultado desta mistura é o fruto do seu trabalho: o grande número de jovens pianistas por ele formado e o insubstituível papel que ele exerce na vida musical do Nordeste. Neste trabalho, Kaplan procura focalizar o problema do ensino e da execução pianística (ambos intimamente ligados por definição ao fato musical) a partir de premissas científicas que nos fornecem a Psicologia da Aprendizagem e a Fisiologia do Movimento.
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