Tecnologias educacionais e autismo

Tecnologias educacionais e autismo Paulo Victor Paula Loureiro


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Tecnologias educacionais e autismo


Variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem




Atualmente é crescente o número de alunos do público alvo da educação especial nas escolas públicas brasileiras. Dentro desse grupo encontram-se os autistas que tem alcançado cada vez maior representatividade e buscado lutar pela eliminação de uma visão capacitista de suas habilidades. Apesar de toda a mobilização atual de pais, associações e poderes públicos em torno da causa autista, infelizmente, ainda não conseguimos garantir, por exemplo, a garantia constitucional de permanência na escola durante todo o ensino básico a esse público.

Autistas ainda sentem a dificuldade em acompanhar os conteúdos escolares em nossas escolas e o que as pesquisas indicam é que esse fenômeno deve-se em maior parte a falta de metodologias adequadas do que ao grau de necessidade de apoio do indivíduo. O momento requer inovação em nossas práticas pedagógicas, buscando novas alternativas metodológicas e tecnologias educacionais embasadas nos preceitos da acessibilidade e da alteridade.

O presente livro pretende servir como um guia para pais e profissionais: do diagnóstico ao atendimento educacional especializado do autismo. A narrativa segue um estudo de caso da aprendizagem de física por um aluno com autismo. Embora não muito usual, mas a nossa proposta foi realmente inovar buscamos utilizar durante a sua aprendizagem tecnologias educacionais como, por exemplo, a robótica educacional e experimentos em laboratório de ciências. As práticas pedagógicas com estes recursos mostraram-se promissoras e permitiram a identificação de uma variado repertório de características que podem auxiliar pais e profissionais no desenvolvimento de autistas.

A robótica educacional permitiu por meio da representação visual uma maior facilidade de raciocínio dos fenômenos científicos apresentados por meio da montagem de circuitos. A experimentação em laboratório de ciências contribuiu através da método científico para o estabelecimento de uma rotina de aprendizagem baseada na evolução gradual do nível de complexidade das atividades. Dentre estas e outras vantagens em utilizar estas tecnologias educacionais no desenvolvimento de habilidades acadêmicas em autistas você vai encontrar nesse livro.

Espero que esse livro sirva a você tanto quanto foi para mim como projeto de pesquisa. Desejo que ele seja uma agradável viagem pelo universo do autismo e uma fonte de inspiração para que nós possamos sempre enxergar nesse público as suas grandes potencialidades e ilimitáveis possibilidades de desenvolvimento.

Educação / Informática e Tecnologia / Medicina e Saúde

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Resenhas para Tecnologias educacionais e autismo (14)

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on 1/5/22


Primeiramente gostaria de falar que tenho um filho Autista que fez robótica e por isso meus comentários e a avaliação de um livro tão ruim. O livro mostra-se como um estudo e sem nenhuma empatia pelo Autista, seus comentários sobre o comportamento daqueles que participaram do "Experimento" foi péssimo. A forma da abordagem da escrita irrita quem ler e principalmente a mim que sou pai de Autista e levava todos os sábados para aula no curso de robótica. O livro não acrescenta em nada... leia mais

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Miriam172
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Miriam172
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