Suor

Suor Jorge Amado


Compartilhe


Suor





Nos cômodos diminutos e insalubres de um velho sobrado na ladeira do Pelourinho sobrevivem seiscentas pessoas: operários, mendigos, lavadeiras, prostitutas, desempregados, anarquistas - e muitos ratos. Ali, episódios se sucedem e se interpenetram, compondo um painel coletivo em que o personagem principal é o próprio cortiço, onde se amontoam moradores e suas histórias de vida: o homem que perdeu os dois braços num acidente de trabalho; a viúva do pedreiro que caiu do andaime porque o patrão pediu pressa na obra; a tuberculosa que tosse sem parar e não tem dinheiro para o tratamento; o pai de família que, sem condições de honrar o aluguel, acabou surrando a italiana que lhe cobrava o pagamento; o violinista que não tem onde exercer seu ofício.

A lógica do lucro preside o próprio funcionamento do sobrado: os quartos são subdivididos sucessivamente e até o pátio é alugado para retirantes acamparem ao relento. O único lugar vago é o vão da escada, onde os moradores se aliviam, acumula-se o lixo e o mendigo Cabaça cria um rato de estimação.

Suor retrata o cotidiano de miséria, sujeira e promiscuidade da vida urbana de Salvador. Ali, o suor de cada um, seu trabalho e sua intimidade, é ao mesmo tempo objeto de exploração e repulsa. O caráter naturalista das descrições é acompanhado de uma tomada de consciência: num contexto opressivo, em que a exploração do outro é a regra, a única saída parece ser a inspiração revolucionária.

Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
Suor
Suor
Suor
Suor

Similares

(9) ver mais
Dona Flor E Seus Dois Maridos
A Morte e a Morte de Quincas Berro d
Tenda dos Milagres
O Sumiço da Santa

Resenhas para Suor (100)

ver mais
Caleidoscópio da classe trabalhadora
on 5/12/20


As representações sociais da classe trabalhadora aparecem aos montes na literatura. Poucos são aqueles que conseguem representar tão bem os caracteres humanos que padecem da uma pobreza e batalha para sobreviver. Jorge amado traz com maestria a representação do povo, da classe trabalhadora de Salvador. Em “Suor”, romance escrito em 1934 o Jorge amado dão tom crítico-social das desigualdades sociais de uma metrópole nordestina e o sistema onde a classe trabalhadora vive na miséria, em c... leia mais

Vídeos Suor (1)

ver mais
resenha + vlog | Suor + cenários do livro no Pelourinho #AmandoJorge 003 ?

resenha + vlog | Suor + cenários do livro no


Estatísticas

Desejam133
Trocam7
Avaliações 3.9 / 719
5
ranking 31
31%
4
ranking 40
40%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

36%

64%

Belle
editou em:
28/08/2015 10:07:21