Summorum Pontificum

Summorum Pontificum Bento XVI


Compartilhe


Summorum Pontificum (A Voz do Papa #191)


Sobre o uso da liturgia romana anterior à reforma realizada em 1970




Por ocasião da aplicação das reformas litúrgicas prescritas pelo Concílio Vaticano II, as determinações romanas encontraram muita resistência por parte de certos grupos que, por razões várias, se apegaram à liturgia recentemente reordenada por Paulo VI, que seguia substancialmente o missal estabelecido por ocasião do Concílio de Trento. A resistência se concentrou na recusa das celebrações litúrgicas em língua vulgar, mas as razões aduzidas iam muito mais longe e implicavam, de fato, uma rejeição do próprio Concílio Ecumênico.

Desde os anos oitenta que João Paulo II constituiu um organismo especial na Cúria Romana, com o objetivo de absorver o cisma então aparentemente consolidado. Apesar de ainda existirem grupos mais obstinados, com os quais tem sido quase impossível dialogar, fizeram-se muitos progressos nesses últimos vinte e cinco anos, e diversas medidas foram tomadas descaracterizando progressivamente todos os pontos mais sérios da resistência ao Concílio.

Restava a questão da celebração da missa segundo o missal de Paulo VI, em Latim. Demonstrando sabedoria e compreensão, mas também decisão e coragem, Bento XVI de próprio punho, nessa Carta Apostólica com valor de motu proprio, agora publicada, lembrou que tal forma de celebração da Eucaristia nunca fora formalmente proibida e que, portanto, a critério dos bispos, ou mesmo por autorização especial da Santa Sé, admitia-se a celebração nos moldes de Paulo VI.

Na verdade pouquíssimos pequenos grupos têm hoje condições de se aproveitar da oportunidade que lhes é dada, ao mesmo tempo em que a Igreja, no seu conjunto, fica certamente enriquecida por afirmar de maneira clara e evidente que se superou a fase da uniformidade litúrgica imposta do alto e se está vivendo num clima de diversidade, ainda que isso esteja longe de justificar a improvisação e a criatividade litúrgicas, freqüentes entre nós, que escapam às normas diocesanas e à vigilância dos pastores. Somente a prática poderá vir a confirmar ou não o benefício para o conjunto da Igreja desse gesto inteligente e magnânimo de Bento XVI.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Summorum Pontificum

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 8
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

72%

28%

charles
cadastrou em:
08/07/2011 20:59:41
Augusto Queiroz
editou em:
28/01/2017 18:56:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR