Subdesenvolvimento e Desenvolvimento no Brasil

Subdesenvolvimento e Desenvolvimento no Brasil Nathaniel H. Leff


Compartilhe


Subdesenvolvimento e Desenvolvimento no Brasil


Estrutura e Mudança Econômica




Em vinte anos de pesquisa, Nathaniel Leff selecionou dados sobre a história econômica do Brasil. A obra de Leff procura a razão de nosso relativo atraso do desenvolvimento, analisando explicações até então correntes na historiografia econômica brasileira, lastreadas em causas exógenas.
Os baixos níveis educacionais retardaram o desenvolvimento pelo atraso tecnológico. Até os nossos dias, ainda não aprendemos a valorizar a mão-de-obra. Primeiro, importamos escravos; depois, vieram os imigrantes e conseqüentemente baixos salários e um mercado interno que acaba constituindo-se em elemento de peso em nosso subdesenvolvimento. Assim, o baixo retorno dos investimentos impediu um alto fluxo de capital.
A obra está dividida em dois volumes.
Primeiro Volume: Apresenta as variáveis econômicas básicas do período de 1822 a 1947, sem abstração das determinantes geográficas e políticas. Neste volume, Leff mostra análises centradas nas causas da estagnação dos salários em todo o século XIX, face à oferta elástica de mão-de-obra, a falta de investimentos em infra-estrutura, principalmente transporte e educação.

Segundo Volume: A história econômica do Brasil é uma lição de que a excelência microeconômica pode ser frustrada por políticas macroeconômicas errôneas. Assim, a combinação capital, tecnologia de ponta e gestão competente não foi capaz de produzir bons resultados nas usinas de açúcar no Nordeste, face a um câmbio distorcido pelas vantagens do café.Com fulcro na detalhada história econômica do Vol. 1, “estrutura e mudança econômica, 1822-1947”, este volume revê e contesta interpretações até então pacíficas. Por exemplo, destaca como o Nordeste, que, no início do período em estudo, tinha cerca de metade da população e da renda total do País, perdeu suas grandes fontes de renda - o açúcar e o algodão - por causa de uma política cambial errônea. Em capítulo dedicado ao assunto, Leff identifica o declínio da economia nordestina com o atraso do Brasil no século XIX. De particular interesse é a origem de nossa má distribuição de renda, com baixos salários que impediam a criação de um mercado interno que permitisse a industrialização.Sem um viés ideológico que introduza distorções no rigor da análise, o trabalho de Leff é leitura obrigatória para quem queira estudar a história econômica do Brasil, correlacionando facilmente causa e efeito.

Edições (1)

ver mais
Subdesenvolvimento e Desenvolvimento no Brasil

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
19/08/2013 21:36:45