Sodomita

Sodomita Alexandre Vidal Porto


Compartilhe


Sodomita





O novo romance de Vidal Porto nos conduz ao século XVII, quando a homossexualidade era um crime cuja punição resultava, às vezes, em uma viagem forçada ao Brasil. Misturando fatos históricos com fábula selvagem, o autor discute temas atuais sem nunca perder sua verve irônica.

O quarto romance de Alexandre Vidal Porto, conhecido pelo seu estilo límpido para tratar de cenas contemporâneas, retorna vários séculos para narrar a saga de Delgado, um violeiro de Évora que chegou a Salvador no ano de 1669, degredado pelo crime de sodomia — um código para homossexualidade.
É em território brasileiro, com seu passado apagado, que Delgado se reinventa como comerciante, assume um casamento de fachada e se joga nos deleites carnais com os belos rapazes que cruzam seu caminho.
Misturando um falso português arcaico e a linguagem oral de hoje, Sodomita desbrava temas atuais — da laicidade do Estado aos resquícios da escravidão — em uma roupagem inusitada e divertida.

Ficção / LGBT / GLS

Edições (2)

ver mais
Sodomita
Sodomita

Similares

(8) ver mais
Trópico dos pecados
Trópico dos Pecados
Trópico dos pecados
Vadios e Ciganos, Heréticos e Bruxas

Resenhas para Sodomita (15)

ver mais
Um pederasta no Brasil colonial
on 17/2/24


A trajetória do protagonista começa em Portugal, onde é condenado por atos libidinosos com outros homens. Sua condenação é o exílio na capital baiana. Contudo, os documentos que atestam a pena perdem-se durante a viagem de navio. Fato que possibilita uma vida nova em terras brasileiras. Em um casamento de fachada, volta a buscar parceiros na colônia. Entretanto, torna-se novamente alvo da Santa Inquisição. Com muito humor, o autor apresenta a saga do sodomita por três países. Diferen... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 97
5
ranking 33
33%
4
ranking 41
41%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

67%

33%

trivial
cadastrou em:
18/01/2024 16:25:36
trivial
editou em:
18/01/2024 16:25:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR