Sereis como deuses

Sereis como deuses Cláudia R. de Morais Piovezan


Compartilhe


Sereis como deuses


O STF e a subversão da Justiça




Você certamente já ouviu falar em “ativismo judicial”; mas você sabe realmente do que se trata, e dos efeitos gravíssimos que pode ter esse fenômeno? Juízes não têm como função criar leis nem políticas públicas, muito menos administrar a economia, a saúde, a educação e a segurança pública. Fazer leis (Poder Legislativo) e administrar (Poder Executivo) são funções de autoridades eleitas pelo povo. O povo escolhe vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente; se não ficar satisfeito com os resultados, o povo os destitui na eleição seguinte.

Juízes não são eleitos – e são vitalícios. Quando eles usurpam as funções das autoridades eleitas, estão na verdade fraudando a democracia representativa e o voto popular.

Mas os juízes e tribunais ativistas não estão nem aí para o voto da maioria da população; aliás, eles gostam de ser “contra majoritários” (outro discurso enganador do ativismo judicial que este livro vai explicar para você).

O tribunal ativista não quer aplicar a lei, e sim impor sua visão de mundo, suas convicções ideológicas – sobre aborto, drogas, segurança pública, algemas e até sobre urnas eletrônicas; se a lei não coincide com essas convicções, pior para a lei... Até crime os ativistas do STF já “criaram”, embora a Constituição diga expressamente (art. 5º, inciso XXXIX) que não há crime sem lei anterior que o defina (quem faz leis é o Legislativo, não um tribunal).

Antonin Scalia, um dos maiores juízes que a Suprema Corte dos Estados Unidos já teve, disse uma vez que, “se fosse rei”, faria uma lei mandando para a prisão quem queimasse a bandeira americana em manifestações contra o governo; mas como sabia que não era rei, e sim juiz, tinha que aplicar a Constituição de seu país, que garante o direito à livre manifestação; por isso, mandou soltar o réu (contra suas convicções pessoais de patriota e conservador).

Ao que parece, os ativistas do STF não acham que são reis; eles têm certeza de que são deuses.

— Marcelo Rocha Monteiro

Direito / Filosofia

Edições (1)

ver mais
Sereis como deuses

Similares

(8) ver mais
Inquérito do Fim do Mundo
Rumo à Juristocracia
Cosmovisões do Direito no Mundo Ocidental
O Supremo

Resenhas para Sereis como deuses (1)

ver mais
O Todo Poderoso Supremo
on 14/10/22


Os principais temas dos artigos são o direito penal (drogas, uso de algemas) e o papel do Supremo Tribunal Federal (STF). Há alguns textos sobre outros assuntos, como homeschooling e as urnas. Ao analisar o fundamento das decisões, é notória a prevalência do garantismo penal (leniencia com o crime) e a interpretação elástica da lei para extrapolar até mesmo a Constituição Federal. Recomendo o artigo sobre o juiz americano Antonin Scalia, que decidia com base nos princípios dos pais ... leia mais

Vídeos Sereis como deuses (1)

ver mais
SEREIS COMO DEUSES

SEREIS COMO DEUSES


Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 10
5
ranking 70
70%
4
ranking 30
30%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

EvaA
cadastrou em:
06/05/2021 13:32:45
EvaA
editou em:
06/05/2021 14:17:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR