Rua das Mercês e Outros Contos

Rua das Mercês e Outros Contos Silvio Ruiz Paradiso


Compartilhe


Rua das Mercês e Outros Contos





Quem tomar este livro nas mãos e acreditar que apenas fará a leitura de entretenimento, em muito se engana. A cada linha dos contos de Silvio Ruiz Paradiso o que encontramos é sentimento. Puro sentimento que caminha para muito além de banalidades amorosas. O autor nos brinda nos contos de Rua das Mercês com questões íntimas ao homem.
Emociono-me ainda ao pensar na pequena Edna e em seu minúsculo mundo branco que a faz viver apartada de pessoas queridas, porque maior que o sentimento e o respeito ao outro é o pouco valor que se atribui a alguém cuja pele é negra.
O amplo conhecimento do autor sobre História, Literatura e Cultura permitiu dar aos contos um contorno sociológico extremamente curioso. A tecnologia hodierna é tratada de forma irônica em Tecnotopia. Em A Caçada, os diálogos nos apresentam a visão do colonizador e a do colonizado, surpreendendo o leitor que tem olhos voltados para o colonizador como herói, ao revés disso, pelo viés literário, temos a oportunidade de conhecer uma nova História da Colonização.
A complexidade humana está presente em pontos diversos dos contos, mas em A Aposta há um grande duelo travado entre um anjo e um demônio. Duelo este que será finalizado de forma a surpreender o leitor, bem como as duas divindades que se colocam atônitas diante da decisão humana.
O amor, tema tão constante na Literatura, não poderia deixar de estar presente, mas o tratamento que Paradiso dá a ele nos coloca encantados com os detalhes que o envolvem. Como ocorre no conto epistolar narrado por Cohen, um sobrevivente do holocausto. No sofrer de Pedro, cujo amor a distância resiste mesmo em situações das mais adversas. Ou ainda com Romeu e Julieta, para os quais 13 de maio serviu para libertar a alma da maldade humana.
Divina, a personagem de Oásis, em atitudes nobres, permite ao leitor refletir sobre o cuidado que podemos oferecer ao outro, mesmo quando o que se tem em mãos é ínfimo, nosso agir pode ser soberano a ensinar pessoas mesquinhas e fúteis como o coronel Antonio Damaceno.
Os diálogos estilizados, a descrição minuciosa de cada detalhe do espaço, de cada sentir das personagens, a maneira como nos apresenta a solidão de mulheres como Carola prendem sobremaneira a atenção do leitor, cuja leitura não se restringirá a um único conto, mas sim, como um devorador, o leitor sentirá desejo de conhecer em detalhes a riqueza da escrita de Paradiso.

Cláudia Vanessa Bergamini
Doutoranda e Mestre em Letras (Estudos Literários), escritora, professora de Literatura Brasileira.

Contos

Edições (1)

ver mais
Rua das Mercês e Outros Contos

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Silvinho
cadastrou em:
14/09/2018 17:42:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR