ROLO DE JAPONA

ROLO DE JAPONA Roberto de Sousa Maior


Compartilhe


ROLO DE JAPONA


Dicionário, contos e crônicas do linguajar marinheiro (praças)




CAMPANHAS
Eis aqui um livro com linguajar puramente de Marinha (praças) em toda a sua plenitude. Esta é a forma que encontrei de divulgar essa rica e vasta cultura marinheira, a qual tem se reciclado com uma velocidade extraordinária, mas que cultiva hábitos e tradições de muitos anos atrás.
É um livro direcionado para o nego de Marinha. Nele se encontra de tudo... Tem um pouco de saudosismo - que se volta tanto para as boas lembranças de fatos ocorridos, quanto para os cenários tristes. Reporta as mentes às onças que um dia encararam e, como não podia faltar (visto que esse seja o ponto direcional do livro), faz abordagens ao rico linguajar pronunciado diariamente entre os chaparias.
Um dia, por curiosidade, comecei a anotar tais palavras e frases para saber quantas delas eu me lembraria. Nunca mais parei; vejo o acervo crescer a todo instante. Assim, nada mais justo que eu divida e divulgue o que tenho pesquisado e anotado pacientemente por esses anos. Considero o linguajar muito engraçado, único, de fácil aprendizado, rico em sua variedade de gírias e muito irreverente. A minha observação a fartura de expressões do linguajar cotidiano do Marujo, remonta os primeiros dias em que me apresentei à Escola de Aprendizes de Marinheiro, para ser aluno. O que mais me chamou a atenção, foi a grande quantidade de palavras e frases desconhecidas, como: tá pegando, não adianta se rebarbar, escamado, não adianta se camuflar por aí; escamado aqui não tem vez; aqui só tem rola; ninguém quer ser bunda, só quer ser rola; vamos choverá; quero saber se tem alguém que não é de-mulher; etc. Achava interessante o trocadilho que o Marujo conseguia fazer entre os termos técnicos, os do cotidiano civil e os do bate-papo tradicional do Marujo. Formava-se um rolo de japona de novos termos que fica difícil até hoje outro grupo de pessoas entender.
Surge, então, a idéia de editar um livro reunindo todo o acervo, registrando, assim, uma parcela da tradição naval. Divirtam-se!

Edições (1)

ver mais
ROLO DE JAPONA

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam2
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Mestre Graduado
cadastrou em:
10/10/2010 16:53:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR