Revolução Federalista

Revolução Federalista Moacyr Flores...


Compartilhe


Revolução Federalista





Moacyr Flores e Hilda Hübner Flores abordam os acontecimentos sangrentos que acompanharam os guerrilheiros Gumercindo e Aparício Saraiva numa guerra de movimento e com ocupações de cidade e vilas em busca de armas, munições e mantimentos.
Ao estabelecerem relações com a Revolta da Armada, para a deposição de Marechal Floriano Peixoto, os revolucionários sul-rio-grandenses foram considerados monarquistas. No entanto, o principal objetivo era a deposição de Júlio Prates de Castilhos da Presidência do governo estadual, pois a oposição não aceitava a Constituição castilhista, baseada na autonomia federativa, em oposição à propaganda parlamentarista e de centralização de Gaspar Silveira Martins.
Revolução Federalista é obra fundamental para o estudo da formação da república presidencialista que Júlio de Castilhos implantou, imbuído da doutrina positivista. Este livro é uma análise dos terríveis conflitos gerados pela intolerância e pelas ambições das facções políticas, graças ao baixo nível cultural do povo, que serviu de massa de manobra para implantação da ditadura científica pregada por Augusto Comte.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Revolução Federalista

Similares

(11) ver mais
Chimangos e Maragatos
A Locomotiva
Gaspar Silveira Martins
Um Tal Adão Latorre

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Makan
cadastrou em:
23/10/2018 00:00:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR