Reflexões em Ensino de Ciências

Reflexões em Ensino de Ciências Rodrigo Diego de Souza...


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Reflexões em Ensino de Ciências (01 #01)





Pensar uma educação contextualizada significa acima de tudo analisar as relações entre professores e alunos na ação educativa, em que os sujeitos do conhecimento, por meio da prática diária, constroem e compartilham práticas sociais. Entretanto, ao refletirmos sobre estes aspectos entendemos a Educação numa concepção mais ampla de Educação, como afirma Mészáros na obra ‘Educação para além do Capital’ (2008, p. 53), “a aprendizagem é a nossa própria vida”.

Na vida cotidiana também se insere a Escola, um espaço de relacionamento, em que os sujeitos encontram-se para relacionar-se além de aprender os conhecimentos específicos, mas ela não é apenas este espaço de relações sociais, a Escola também materializa ideologias, relações de forças e muitas vezes também mascara a luta de classes e a garantia de direitos.

Associado a isso, nos currículos escolares, pautam-se distintos componentes curriculares que visam à formação dos discentes para atender os fins da educação, entre eles a formação crítica e para a cidadania (LDBEN, 1996), formação crítica que poderia proporcionar aos alunos e alunas, leituras da realidade que desmistificassem os discursos, práticas e ideologias que a compõem.

Neste escopo, o Ensino de Ciências também se insere nos currículos e contribui para a formação e desenvolvimento do aluno crítico, conhecedor do meio em que está inserido e instigado pela curiosidade natural a novas descobertas e explicações dos fenômenos que o cerca.

Diante do exposto, é necessário conceber as ciências como construção humana e não como um conhecimento pronto e acabado; mas como conhecimentos construídos historicamente, mas também construídos pelos próprios alunos quando estudam e acessam esses saberes e estabelecem relações destes com o meio em que estão inseridos, ou seja, “não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho” (FREIRE, 1991).

Nesse sentido, este livro apresenta reflexões sobre o Ensino de Ciências de diversos estudos e pesquisas, as quais contribuem para as produções na área e também para que possamos avançar nas discussões em torno das diferentes faces que se apresentam nas práticas educativas em Educação em Ciências.

Sistematicamente, os capítulos que compõem esta obra estão organizados em dois blocos. O primeiro bloco de discussões apresenta artigos referentes à ‘Educação em Ciências em Diferentes Contextos’ ao balizar os diversos enfoques nos quais o ensino de ciências emerge e busca respostas para distintas problematizações.

O segundo bloco de discussões apresenta artigos referentes às ‘Articulações entre a Educação em Ciências e a Educação em Saúde’, pois os estudos referentes ao ensino de ciências também permeiam os processos educativos que abarcam a saúde e os hábitos de vida saudável, e suas contribuições para a melhoria da qualidade de vida da população e também nas relações de docência em Educação em Saúde nos cursos superiores de formação dos profissionais da saúde.

Sendo assim, este livro apresenta proposições e possibilidades para o debate em torno da Educação em Ciências, não apenas para os professores e professoras de ciências, estudantes e pesquisadores da área, mas para todos que queiram se ler e se apropriar dos conhecimentos aqui compartilhados.

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