Recordações do Escrivão Isaías Caminha

Recordações do Escrivão Isaías Caminha Lima Barreto


Compartilhe


Recordações do Escrivão Isaías Caminha





A obra Recordações do escrivão Isaías Caminha é o livro de estreia do Lima Barreto. Uma obra que critica as instituições de poder da época e o racismo estrutural do nosso país.

Esse livro conta a história de Isaías Caminha, um jovem negro que nasceu no interior do Rio de Janeiro, após a abolição da escravatura.

Por influência de seu pai, Isaías sempre se dedicou aos estudos. Fez o curso primário, o liceu e se muda para a capital do Rio de Janeiro com o sonho de fazer faculdade e se tornar doutor.

Durante a história, porém, ele enfrenta muito preconceito. Depois de muitas tentativas para conseguir um emprego, ele começa a trabalhar como escrivão em um jornal da época.

É importante lembrar que o jornal era o principal meio de comunicação da época. Havia muito elitismo e muito preconceito racial nesse ambiente de trabalho. Portanto, Recordações do escrivão Isaías Caminha é um livro que mostra, a partir do ponto de vista de um homem negro, as contradições raciais que existem no nosso país.

Esta edição contém:

Posfácio de Fernanda Silva e Sousa
Ilustração colorida de Edson Ikê
Notas de rodapé
Fac-símiles das primeiras edições da obra

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Recordações do Escrivão Isaías Caminha

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Ana Gabriela
cadastrou em:
15/06/2023 12:30:55
Ana Gabriela
editou em:
15/06/2023 12:32:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR