Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Ricardo Motta Pinto Coelho


Compartilhe


Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil





É inegável que a reciclagem é um tema cada vez mais importante no mundo em que vivemos. Apesar da sua importância, é também fácil verificar que, apesar de algumas honrosas exceções, os índices de reciclagem no Brasil ainda devem ser melhorados e muito. É muito fácil perceber também que as pessoas que vivem da reciclagem ainda sofrem de muita discriminação. Porquê será?

O livro "Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável" é um livro que aborda um vasto conteúdo. Ele foi escrito em uma linguagem que pretende atingir um público bastante variado. O livro procura responder a pergunta acima fazendo uma análise muito detalhada das cadeias produtivas de vários materiais e também se debruça nas cadeias da reciclagem desses mesmos materiais. Dessa comparação, surge um cenário totalmente novo. O leitor vai percebendo, ao longo da obra, que as causas dos entraves à reciclagem no país são, muitas vezes, consequências naturais do(s) modelo(s) de desenvolvimento econômico adotado(s) no Brasil.

O livro inicia-se com um capítulo sobre os principais marcos teóricos que sustentam a atividade da reciclagem de materiais. O autor pontua os principais elementos teóricos que ligam a reciclagem à teoria ecológica moderna. As principais mudanças de paradigmas que caracterizaram o movimento ambientalista são também abordadas. Esse capítulo também traz um sumário dos principais avanços (e retrocessos) que os diferentes atores atuantes no cenário da gestão ambiental brasileira exibiram nas últimas duas décadas.

Antes de enfocar a reciclagem em si, a obra traz um capítulo sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. O autor procura fazer uma análise da estrutura da limpeza urbana no país, destacando os pontos falhos do sistema e quais as medidas que poderiam ser tomadas para a sua melhoria.

A obra está dividida em treze capítulos e aborda praticamente todas as cadeias produtivas e de reciclagem dos materiais mais relevantes tais como os plásticos, o alumínio, o vidro, o ferro e o aço e o papel. Temas ainda muito pouco abordados em outras obras do gênero tais como a reciclagem de óleo de fritura, de pilhas e baterias e aparelhos eletro-eletrônicos são também abordados com grande detalhamento. Acredito que livro "Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável" inova ao abordar a reciclagem da água e a reciclagem dos automóveis, esse último, um verdadeiro tabu no Brasil.

Finalmente, o livro aborda, em seu último capítulo, a questão da sustentabilidade ambiental e procura situar o conceito da reciclagem dentro do contexto do desenvolvimento humano atual. A seguir, o capítulo traz uma seção dedicada a análise dos ciclos de vida dos materiais e como esse tipo de análise pode ser usada para se estimar as vantagens e desvantagens de cada ciclo de reciclagem.

Deve ser destacado que um grande cuidado foi tomado em relação à consistência das informações bibliográficas. As estatísticas foram confirmadas e atualizadas a partir de fontes do governo ou das associações de classe. Os gráficos e ilustrações são, em sua grande maioria, originais e fruto de um longo e detalhado trabalho de consistência de dados. Em suma, são 340 páginas que procuram fornecer aos leitores da obra um panorama atualizado e imparcial da reciclagem no Brasil.

O Autor.

Edições (1)

ver mais
Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Raquel328
cadastrou em:
14/08/2014 18:38:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR