Raul Pompéia.

Raul Pompéia. T. A. Araripe Jr.


Compartilhe


Raul Pompéia.


O Ateneu e o romance psicológico




Sobre o livro: Publicado originalmente de forma seriada entre 1888 e 1889, Raul Pompéia. O Ateneu e o romance psicológico foi considerado por Décio Pignatari “um dos poucos ensaios literários de nível internacional que nos legou o século passado [XIX]”. Esta edição em livro do ensaio inclui ainda dois outros textos de Araripe Jr. sobre o autor d’O Ateneu, além da íntegra da crônica Glória Latente, de Pompéia, e do prefácio de Mallarmé ao Tratado do Verbo (livro de René Ghil), ambos cruciais à argumentação do ensaio.

Fragmento: “Ser poeta, apesar de uma reflexão profunda; enlouquecer na análise dos fatos psíquicos; estremecer dia a dia, hora a hora, entre esse fato e a forma exata que o deverá vestir; virar-se pelo avesso, como o pólipo, e mostrar o aparelho interno funcionando a descoberto, numa monstruosa adaptação ao ambiente: eis o espetáculo que mais comove n’O Ateneu, por cuja originalidade não há quem se não deixe vincular.”

Edições (1)

ver mais
Raul Pompéia.

Similares

(2) ver mais
Menino prodígio
O Ateneu

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

thiagocandido
cadastrou em:
20/11/2013 13:44:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR