R E V I S T A B R A S I L E I R A DE E S T U D O S P E D A G Ó G I C O S Vol. X Maio-Junho, 1947 N.° 28

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A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
O grau de desenvolvimento atingido pelo nosso sistema educacional
reclama elevado padrão intelectual e técnico do professorado e
consequentemente medidas eficazes relativas ao problema da formação do
pessoal docente. Sempre existiu a tendência para exigir determinados
requisitos dos candidatos ao magistério, que se restringiam inicialmente à
condição fundamental de conhecimento da matéria a ser lecionada. A nova
compreensão do processo educacional, aumentando e tornando mais
complexas as tarefas inerentes às escolas, imprimiu rumos diversos à
preparação dos docentes. Tornou-se necessário ministrar aos futuros mestres
os ensinamentos indispensáveis ao exercício da profissão em cursos
regularmente organizados. Não mais se admite o empirismo e, portanto,
cumpre impedir que a educação e o ensino fiquem entregues aos autodidatas e
egressos ou desajustados de outras profissões. Já > Ministro Assis Coelho, em
1840, atribuía à "imperícia dos professores" a causa da ineficiência do ensino.
E' verdade que os métodos, os programas, os horários, os planos são meros
instrumentos nas mãos do mestre e tudo poderá falhar sem a real contribuição
do professor, enquanto muitas deficiências podem ser supridas por ele. Mas ê
evidente que o êxito ou o insucesso de um mecanismo tão complexo não estará
na dependência de um só fator. Como era natural, coube ao ensino primário
receber os primeiros professores com habilitação profissional. Em 21 de junho
de 1835, era fundada pelo Presidente Paulino José Soares de Souza, Visconde
do Uruguai, a primeira escola normal do pais. localizada em Niterói. Mas,
apesar disso, a Monarquia desconheceu ou não procurou dar solução ao
problema. deixando de criar estabelecimentos em número suficiente. A
fundarão da Escola Normal da Corte só se verificou em 1880. No atual regime,
o ensino normal despertou maior interesse. E' verdade que nem sempre, as
escolas normais apresentaram o rendimento almejado. Ainda recentemente, em
diversas unidades federadas, vários desses educandários não se destinavam
exclusivamente ao ensino dos princípios e técnicas da. ciência pedagógica, o
que, de certo, concorria para a deficiência dos cursos especializados.
Presentemente, o ensino normal não está alheio, antes, pelo contrário, vem contribuindo decisivamente
para o progresso já alcançado. Assim, o currículo em vigor, de acordo
com a Lei Orgânica do Ensino Normal, estabelece diferenciação nítida
e separação completa entre os estudos propedêutico, a cultura geral, e
a aquisição técnica, a formação profissional, o que visa essencialmente
o ensino normal. Ao mesmo tempo, foi igualmente considerada
a formação de professores para as zonas rurais com a criação dos
cursos normais regionais. Dentro do programa traçado, o Instituto
Nacional de Estudos Pedagógicos procura promover a melhoria do
nosso ensino normal. Para atingir esse objetivo, além da instalação de
escolas no interior, realiza cursos de especialização e aperfeiçoamento
para o pessoal docente e assim Pai formando regularmente os técnicos
e demais especialistas de que tanto carecem os órgãos de
administração escolar. Visando ainda ampla renovação científica do
trabalho educativo, o I. N. E. P. tem utilizado todos os meios possíveis.
para divulgar os conhecimentos relativos à ciência pedagógica. Sem
desprezar a parte prática, sendo até recomendável a ampliação do
estágio nas escolas de aplicação anexas aos diversos institutos, é de
desejar que seja dada, nos cursos normais, maior intensificação aos
estudos teóricos, tornando-os mais extensos e profundos. A obra do 1.
N. E. P., neste particular, pode ser sintetizada numa política de
esclarecimento e de cooperação. De esclarecimento, com a instituição
da especialização e aperfeiçoamento de professores mediante cursos
intensivos e fornecimento de Bolsas de Estudo. De cooperação, pelo
financiamento de cursos locais, para a criação de uma nova
mentalidade profissional do magistério.

Educação / História do Brasil

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