spoiler visualizarMr.Sandman 13/02/2024
Herói no Inferno, Cachorro na Terra
Depois de um emotivo e revelador volume 9, o volume 10 de Chainsaw Man se dedica agora não ao Denji, mas a figura do Chainsaw Man como um todo. Trata das revelações brutais do volume anterior e encaminha a história para uma conclusão épica.
Com um começo bastante brutal e revelador, estabelece os motivos de Makima para com Denji e finaliza conceitualmente a construção de sua existência como vilã. Todo esse trajeto de domesticação que o Denji passou é uma tremenda desumanização. Além de toda a questão alegórica dos contratos, toda essa parte também está ligada a uma concepção de desumanização constante e crônica. Construir e destruir, sem virtude das consequências, transformar vidas em números, transformar desejos em uma obstinação sem qualquer reflexão moral... chainsaw man lida com tudo isso e vê na ideia de controle o suprassumo dessa desumanização. A ideia do "cachorro" representa isso. O que é um cachorro se não um escravo? Um ser que não questiona, é punido quando desobedece e recebe os alvos de seus desejos (comida, abrigo, carinho) quando seu dono bem entender (relaxa, é só uma reflexão). Denji se tornou isso para Makima, e mesmo ela tendo uma força sobrenatural, a alegoria é poderosa e fecha seu ciclo criado no volume 1 da obra. Além de todo o valor estético, porradeiro e de divertimento que Chainsaw Man tem, ele possui uma forte bagagem de alegorias, reflexões e ideias sobre o sistema que nos rege, nossas relações, a psicologia das interações e como é a dinâmica material do mundo. É muito valioso isso na obra como um todo.
De resto, o volume apresenta uma nova tomada para ação, agora com o inimigo central esclarecido, respostas na mesa e com Denji encarnando o grande Herói do Inferno para dar jeito na situação. Existe mais um evento traumático no início que quebra totalmente Denji como um ser humano, e o ápice dessa desumanização está em sua nova forma. Uma forma que exala violência, que exala desejo de destruição.
Segue-se uma luta sensacional, muito bem desenhada, com cameos hilários da Kobeni (mais uma vítima da brutalidade capitalista) e muitos quadros sensacionais. É um volume que não supera o anterior, mas que cria bem a ponte para o encerramento da saga. (Obs: tem alguns momentos que acho um pouco corrido demais e alguns conceitos ficam um pouco dispersos. Principalmente sobre toda a questão do Herói do Inferno e tudo mais).