Na sala dos espelhos

Na sala dos espelhos




Resenhas - Na Sala dos Espelhos


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Erica.Regiani 28/11/2023

Nesse HQ, a autora Liv Strömquist explana sobre alguns temas bem relevantes: o narcisismo, a aparência, as ilusões do eu, refletindo a forma como "nos contemplamos" ao longo das eras.

Faz isso num compilado de fatos históricos bem pertinentes para mostrar a complexidade do comportamento humano. Ela cita a evolução histórica do casamento, da sexualidade, os tabus impostos pela religião e fala também sobre as famosas selfies e da ansiedade causada pelos likes nas redes sociais.

Bacana foi q ela fez isso citando vários conceitos e vários teóricos que discorreram sobre esses temas, o livro é bem fundamentado.

Um conceito em específico me chamou atenção, o dito "desejo mimético" (o homem deseja o que o outro deseja), menciona René Girard que entende que de forma inconsciente tomamos emprestado nosso desejo do outro, e pode ser de alguém bem famoso ou até mesmo um amigo próximo.
Seria a inveja? Rs

Em teoria, o desejo mimético explica como surgiu o ideal de magreza imposto pela sociedade e quando nos exercitamos, nos cuidamos, mesmo que descrevamos isso como "saúde", "bem-estar", ou outro conceito, na verdade eles querem dizer a mesma coisa, "queremos ser magros".

Vários conceitos q eu não conhecia, destrinchados.
Achei bacana, leitura rápida e de fácil entendimento.

E tô eu aqui, com essas fotos vivendo na era das selfies que no começo das minhas redes sociais eu nem curtia!
E as selfies com livros?
Amo!????

E sabiamente diz Emicida:
"Bem louco de like e brisa que a rede social dá o que nós quer enquanto rouba o que nós precisa"
comentários(0)comente



Thayná Krueger 24/03/2023

Não me agradou
A narrativa da autora não funciona para mim. Já é a segunda Graphic Novel dela que eu tento ler, mas outra vez achei muito confuso a forma que ela aborda um tema tão importante e tão interessante.

Acredito que o problema é comigo mesmo, então acho que muita gente pode gostar. Principalmente pelo assunto, que é interessantíssimo e muito pertinente.
comentários(0)comente



Bruna 19/05/2024

Quadrinho bem reflexivo
"Na Sala dos Espelhos" de Liv Strömquist é um quadrinho que utiliza humor e crítica social para explorar a representação distorcida da mulher na mídia e na sociedade. Através de espelhos simbólicos, a autora discute as pressões estéticas e as expectativas culturais que afetam a autoestima feminina. Este trabalho combina arte expressiva com análises incisivas, convidando à reflexão sobre os padrões de beleza e identidade feminina.
comentários(0)comente



Livros e Pão 19/09/2023

Uma reflexão necessária (rs)
Muito bom, só gostaria que fosse um pouco maior. A pesquisa foi bem feita e a parte sobre a Sissi é especialmente cativante
comentários(0)comente



Lorenna 31/10/2023

A melhor HQ dela
Lendo "Na sala dos espelhos" finalmente senti o que eu esperava ter sentido com o "A rosa mais vermelha desabrocha", aquela sensação de esclarecimento, de insights sobre a vida social e sobre nossas atitudes inconscientes.

Isso porque senti que a construção das ideias que a Liv Strömquist apresenta está bem mais madura nesse livro, com o humor satírico e irônico dela bem melhor dosado, com menos pontas soltas. Ela "se defende" menos, o que torna a leitura mais fluida e aparenta um domínio e confiança maior do que ela está falando (em a rosa mais vermelha eram muitas ressalvas e sempre querendo pontuar que podiam ter exceções, que, apesar de tudo, a palavra dela poderia não ser uma verdade absoluta que me incomodou).

Achei essa HQ MUITO boa, de verdade. É bom ter esses chacoalhões e essas iluminações sobre o andamento do mundo e, consequentemente (e principalmente), de nós mesmos, porque nos faz dar uns passos para trás, nos faz voltar para a direção de nós mesmos, da nossa autenticidade e da nossa comunhão com o Outro. É sinceramente para isso que eu leio. De verdade. Para eu não me esquecer de mim e nem de onde eu piso.
comentários(0)comente



Pedro.Rosolen 23/03/2023

"Na sala dos espelhos" é a terceira e última HQ de Liv Stromquist.
O principal tema tratado é a beleza e a atual produção de imagens na atualidade.
Comparativamente com "A rosa mais vermelha desabrocha" e "A origem do mundo", senti que esse último lançamento requer uma leitura mais atenta.
As visões filosóficas que a autora costuma expor de maneira simplificada e utilizando exemplos, dessa vez, pareceram-me mais complicadas.
O uso da ironia - comum nas obras da autora - prevalece. Mas em menor quantidade.
Resumindo: é um livro mais "sério", mas ainda muito interessante. Ainda mais para pessoas que fazem uso de qualquer rede social.
comentários(0)comente



kaline 11/02/2024

Na Sala dos Espelhos é uma obra provocativa que explora a história da misoginia ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Com uma narrativa em quadrinhos envolvente e ilustrações marcantes, o livro aborda questões complexas de forma simples relacionadas ao patriarcado, corpo feminino, sexualidade e poder. A autora utiliza uma abordagem humorística e crítica para desafiar as normas sociais e culturais que perpetuam a desigualdade de gênero, além de trazer boas reflexões sobre os temas.
comentários(0)comente



Joab 09/12/2023

Maravilhoso
Uma maravilhosa reflexão sobre a cultura da beleza hoje e muito antes. A autora consegue um design fantástico ao misturar diversas linguagens iconográficas com citações de pensadoras e pensadores que enriquecem muito a exposição. Adorei
comentários(0)comente



Suzana Mendonça 31/03/2023

Mais uma grande HQ de Liv Stromquist
Na Sala dos Espelhos é a mais nova obra de Liv Stromquist que aborda o tema da beleza em formato de história em quadrinhos. De forma bem humorada, a HQ traz aspectos históricos, sociológicos e filosóficos relativos à beleza e como a busca incessante por aprimoramento estético afeta a vida das pessoas.
Leitura simultaneamente instigante e divertida!
comentários(0)comente



ludcohen 29/04/2023

Assunto interessantíssimo trazido com diversas referências históricas e da cultura pop. Liv, mais uma vez, consegue tornar acessível um conteúdo extremamente complexo. com certeza nos faz refletir sobre como os padroes de beleza afetam as mulheres e nos faz pensar de que forma podemos lidar com isso. apesar de ser uma graphic novel que pode ser facilmente devorada, esse livro é melhor lido e digerido devagar, preferencialmente mais de uma vez.
comentários(0)comente



Eitalizandra 15/06/2023

Maravilhoso é pouco!
Liv remexeu no fundo das minhas entranhas com as coisas que ela fala nessa HQ. Hahaha foi muito tocante pra mim. É um tipo de leitura pra nos lembrarmos das coisas que acreditamos ser verdade porque a sociedade nos fez acreditar nisso, mas que pode ser diferente, que podemos entender os mecanismos por trás e como essas crenças nos afetam. Recomendo demais a leitura, principalmente para as mulheres.
comentários(0)comente



Tônia 24/01/2024

Excelente reflexão sobre nossos dias e a submissão frente às mídias sociais e à aparência. Belas ilustrações acompanhando
comentários(0)comente



Mary Maia 10/08/2023

Autoimagem e outras confusões.
Como diz a maravilhosa autora Liv Strömquist: "Reflete até que ponto a tirania da imagem vem minando a relação que com nossos corpos e desejos".
Certeza que a partir de hoje modifiquei meu olhar para o modo em que me olho no espelho.
comentários(0)comente



Ludmilla 10/09/2023

O livro envolve um tema super atual: o como nossa autoestima (principalmente a das mulheres) é influenciada por critérios/padrões externos.
comentários(0)comente



Fabrício Franco 16/09/2023

Sobre a beleza no tempo das redes sociais
Liv Strömquist é uma das principais novelistas gráficas da Suécia. Suas obras, que sempre combinam filosofia, história, arte, sociologia e cultura moderna, abordam múltiplos tópicos, sob vários ângulos, de uma forma divertida e instigante.

Na Sala dos Espelhos faz exatamente isso: usando exemplos históricos e literários, bem como influenciadoras das mídias sociais, a autora explora a origem do foco na beleza feminina (uma dica nada surpreendente: tem algo a ver com as mulheres como mercadorias) e como isso se relaciona com as mulheres como sujeitos e objetos na sociedade moderna. Mostra quão ridiculamente elas se comportam na busca pela beleza, quer estejam tentando ganhá-la ou mantê-la.

Enquanto algumas se exercitam religiosamente, se submetem a cirurgias plásticas, não se expõem ao sol, não deixam ninguém olhar para elas depois de certa idade, tentam copiar-se como obras de arte ou competem com as outras para ver quem tem a cintura mais fina, parecem esquecer que a vida é muito mais do que aparência. A beleza, aponta Strömquist, é especial, em parte, porque é transitória; tentar segurá-la não apenas desperdiça tempo e energia, mas também anula seu real significado.

Ao lermos, somos forçados a olhar através do espelho que a autora nos mostra e nos confronta, ajudando-nos a ver que estamos perdendo a verdadeira beleza da vida. Um livro bem documentado, onde o estilo de desenho inimitável da autora e as teorias de Susan Sontag ou Eva Illouz vêm junto para desvendar o cânone que nos escraviza e para encontrar algo real entre tantos filtros.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2