Na sala dos espelhos

Na sala dos espelhos

Resenhas - Na Sala dos Espelhos

Joab 09/12/2023

Maravilhoso
Uma maravilhosa reflexão sobre a cultura da beleza hoje e muito antes. A autora consegue um design fantástico ao misturar diversas linguagens iconográficas com citações de pensadoras e pensadores que enriquecem muito a exposição. Adorei

Júlia 13/08/2024

Que graphic novel incrível! vou ficar com ele na cabeça por um bom tempo.
temática incrível, já fiquei com vontade de ler outros da mesma autora.

bruna f. 06/08/2024

Fantástica!
Conheci o trabalho de liv strömquist tempos atrás, mas ainda não tinha finalizado uma hq. observava as capas e chegava a pensar que eram temas recorrentes, já discutidos e esgotados (academicamente, em redes sociais, etc), que pouco haveria a acrescentar. mas liv fala sobre patriarcado, corpo feminino, sexualidade, poder, arte e cultura moderna - de forma divertida, sarcástica, com humor ácido e inteligente. tem um jeito único de analisar questões sociais tão interessantes sem tornar o conteúdo enfadonho ou repetição de tudo que já foi dito, pelo contrário: traz novas referências, estudos, artigos, histórias, citações, faz contraponto com atualidades... um repertório enriquecidor.

amei. (e já estou começando 'a origem do mundo', dela também)

Vinder 02/06/2024

Excelente livro em quadrinhos sobre a questão da aparência, beleza e autoimagem em tempos de redes sociais. A autora recorre a filósofos atuais e antigos, numa linguagem simples, direta e as vezes cômica. Vale muito.

Brenda 29/05/2024

O livro que desperta
Meu presente de 30 anos, e como foi libertador ser conduzida por Liv Strömquist. O título e o subtítulo são autoexplicativos. Entretanto, eu não estava preparada para ser desnudada da maneira que fui. A autora trouxe teorias, como do nosso eu público e eu privado, que me geraram boas reflexões. Nunca estive totalmente consciente do papel que eu interpreto, ainda que passe uma boa parte do meu tempo refletindo sobre mim mesma. Leitura essencial para todos, principalmente para mulheres.

Mariana.Cavesso 26/05/2024

Recomendo a reflexão
O livro é no formato de quadrinhos e aborda de maneira ampla a temática da aparência e como isso nos afeta. Vale muito a reflexão!

Bruna 19/05/2024

Quadrinho bem reflexivo
"Na Sala dos Espelhos" de Liv Strömquist é um quadrinho que utiliza humor e crítica social para explorar a representação distorcida da mulher na mídia e na sociedade. Através de espelhos simbólicos, a autora discute as pressões estéticas e as expectativas culturais que afetam a autoestima feminina. Este trabalho combina arte expressiva com análises incisivas, convidando à reflexão sobre os padrões de beleza e identidade feminina.

Nathaliagcosta 03/05/2024

Meu mais novo livro de cabeceira
Eu amei essa HQ, ela trata sobre assuntos que me interessam muito e eu já estou ansiosa pela oportunidade de ler outras obras da autora.

Na sala dos espelhos tem uma lista de referências incrível que eu já anotei para ler tudo o quanto antes e me aprofundar mais nesses temas, eu amei as analogias a autora traça, pra mim esse quadrinho é realmente genial, ela usa referências que vão de histórias bíblicas até grandes sociólogos contemporâneos e influenciadoras digitais mundialmente conhecidas. Me senti em uma conversa com uma amiga, uma amiga que conhece muito sobre o conteúdo postado pela Kim Kardashian, mas que também se empolga com teorias elaboradas por estudiosos a séculos.

A forma como ela relaciona a beleza com a possibilidade de você ter relacionamentos mais duradouros e até verdadeiros é incrível, é muito difícil aceitar isso, mas a gente julga tanto essa preocupação com a auto imagem, mas se pensarmos um pouco vamos chegar a conclusão de que, principalmente, para nós, mulheres, ela é realmente muito importante e define como será a nossa vida, e se é tão importante assim porque não deveria ser uma prioridade. ? Essa preocupação estética exagerada que vemos nas redes não é uma causa, é só a consequência de um problema ainda maior: A beleza é uma mercadoria (como o próprio título já diz).

Às minhas amigas que me presentearam com essa preciosidade que eu já queria a um tempo: meu muito obrigada.

ps: Agradecimentos a Paloma Lima também pela recomendação.

Ju Harue 20/04/2024

Gosto bastante como a autora aborda temáticas tão pertinentes, com toques de sarcasmo, filosofia, num estilo bem próprio. A HQ vai muito além do óbvio, traz informações condensadas de diversos autores/pensadores ao longo de toda a história, mesclando com vivências bem atuais, o que torna a leitura mais dinâmica.

Clarissa 07/04/2024

Um livro honesto, marcado por ironias e por verdades cortantes que nos tira da zona de conforto. A autora traz um panorama histórico e as ideias de diversos(as) pensadores(as) sobre o valor da imagem em algumas culturas até a contemporaneidade. Um livro que, ao meu ver, mostra o quanto a sociedade tem se tornado cada vez mais adoecida com relação a imagem e o quanto essa sociedade é cruel com as exigências que faz, principalmente em relação às mulheres. Não vejo como uma leitura que entrega respostas fechadas e conclusivas, pelo contrário, a autora faz diversas provocações levando o leitor a refletir e se questionar. Para mim foi uma leitura significativa.

Teresa.Maddalena 04/04/2024

Eu gosto como a Liv se utiliza de notícias, diferentes teóricos e de fatos históricos para contar como dependemos tanto do conceito de beleza.

Loulou 14/02/2024

Eu adorei, possivelmente vou repensar muito sobre muitas coisas e devo voltar para ler de novo algumas vezes. Vale super a leitura.

kaline 11/02/2024

Na Sala dos Espelhos é uma obra provocativa que explora a história da misoginia ao longo do tempo, desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Com uma narrativa em quadrinhos envolvente e ilustrações marcantes, o livro aborda questões complexas de forma simples relacionadas ao patriarcado, corpo feminino, sexualidade e poder. A autora utiliza uma abordagem humorística e crítica para desafiar as normas sociais e culturais que perpetuam a desigualdade de gênero, além de trazer boas reflexões sobre os temas.

Tônia 24/01/2024

Excelente reflexão sobre nossos dias e a submissão frente às mídias sociais e à aparência. Belas ilustrações acompanhando

Tamy 23/01/2024

Espelho, espelho meu.. ?
Mais uma obra incrível da Liv Strömquist! Aqui viajamos através da história para tentar compreender algumas questões sobre nosso corpo, nossa autoimagem, sobre o que é belo, o que é feio.

Com o boom das redes sociais, em especial o Instagram, somos bombardeados diariamente por inúmeras imagens corporais, e muitas vezes, isso desperta alguns sentimentos como ansiedade, tristeza, frustração e pensamos "poxa porque não sou assim? ".

Porém, essa comparação não é algo que surgiu com o Instagram, ela vem de muitos séculos, desde o momento em que alguém decidiu que existe um corpo que é bonito e portanto, digno de admiração, inspiração, elogios e inveja, e outro corpo que é feio, logo digno de repúdio, chacota, rejeição, vergonha.

E é por esse caminho que Liv nos leva a refletir sobre os padrões estabelecidos, sobre nossa própria relação com nosso corpo e os procedimentos/recursos que buscamos para nos encaixarmos no padrão de beleza, sermos visto e admirados.

Afinal, será que a tela do nosso celular tornou-se o nosso espelho mágico da fábula do Branca de Neve?