Os Fantasmas de Pinochet

Os Fantasmas de Pinochet




Resenhas - Os Fantasmas de Pinochet


16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


KatAudaz 22/05/2024

Não consegui largar a leitura
Muito, muito bom, conceito maravilhoso, execução impecável no texto e na arte, fruto de cinco anos de pesquisa.

Algumas resenhas reclamaram que a história é ?travada?. Para uma HQ sobre fatos históricos, achei bem fluida.

Me cobriu muitas lacunas sobre o modo como Pinochet ascendeu ao poder.

Tomara que todos esses ditadores e autocratas que não conseguimos julgar em vida tenham no além o julgamento imaginado pelos autores.
comentários(0)comente



Safira63 20/03/2024

Pesado e genial
Minha indignação, ódio e solidarização só cresceram aqui. foi um estudo brilhante abordado de forma genial, ao misturar elementos culturais do país à um estilo mais lúdico durante o julgamento de Pinochet, expondo seus feitos. cada quadro é uma dor diferente, tinham coisas específicas que eu não sabia muito, fiquei perplexa, indignada e com o coração da mão. também digo que o trabalho de artes desse quadrinho é excelente, que traços, que visão ao retratar esses períodos e mesclar etapas na vida dele num ritmo e timing perfeitos. ~ ps: seria bacana ter um contexto histórico antes de ler o livro, pra não se perder tanto. mas se não tiver muito dá pra ter uma noção e se indignar mesmo assim.
comentários(0)comente



gabriela nagel 01/03/2024

HQ IMPECÁVEL!
Ilustrações maravilhosas, um trabalho incrível de notas e um enredo extremamente impactante é necessário.
Que nunca mais se repita!
comentários(0)comente



Luís Gustavo 18/02/2024

Premissa interessante
Como Pinochet não foi julgado em vida, os autores do quadrinho fizeram um julgamento póstumo. A cadência da história é meio travada, porque há uma série de flashbacks, mas não prejudica o espírito do quadrinho como um todo. É sombrio, triste e cru.
comentários(0)comente



Belmont 28/12/2023

Obra intensa e impactante de Francisco Ortega e Félix Vega, é uma jornada visual e emocional pela tumultuada história política do Chile durante a ditadura de Augusto Pinochet. Este graphic novel, mais do que uma narrativa gráfica, é uma experiência sensorial que expõe as cicatrizes de um país assolado pelo autoritarismo.
comentários(0)comente



Guilherme Duarte 23/12/2023

Julgamento que vale por tudo
Embora muito interessante, a história perde um pouco de ritmo pelos infinitos cortes temporais para ilustrar os momentos da vida de Pinochet. São tantos momentos em tempo e em espaços diferentes que confundem o leitor.

A história demora para ganhar tração, já que a primeira grande parte é mais um retrato da vida política do ditador. Entretanto, essa HQ brilha na segunda parte quando entramos de fato no julgamento. Aqui não é deixado pedra sobre pedra, Pinochet é desmascarado e julgado por todos os crimes que cometeu, contra seu povo e seu país.
comentários(0)comente



maahcamargo 27/07/2023

Muito muito bom! A ilustração é maravilhosa e a história super completa, com várias notas de rodapé que ajudam a compreender. Gostei mt da premissa e acho q foi bem feita e gostei mt o quanto o quadrinho me fez conhecer melhor a história da ditadura chilena.
comentários(0)comente



Trindade 22/07/2023

Brilhante
Não tenho conhecimento histórico do Chile para abordar as HQ em profundidade. Contudo, posso dizer que é belamente construída e narrada. Além disso, os desenhos e a coloração são excepcionais.
comentários(0)comente



Carol Vidal 15/07/2023

Impactante
Uma história que conversa muito com nossa realidade e a falta de julgamento dos militares da ditadura. A ideia desse julgamento sobrenatural é muito legal, ao mesmo tempo em que reconstrói a vida e os crimes de Pinochet.

Visualmente, a HQ é belíssima!
comentários(0)comente



Leila 26/06/2023

Um breve comentário sobre essa HQ pois ela é baseada em fatos históricos e achei bem bacana a ideia de um julgamento pós-morte do Pinochet, já que em vida ele não foi julgado pelos seus atos hediondos. Durante a leitura temos várias personagens torturadas e assassinadas de relevância e outras tantas que aparecem na trama para acusar o ditador, entremeados nessas acusações vamos acompanhando vários eventos políticos do Chile e assim tomamos um banho de aula de história. Acho que é uma HQ pouco comentada, mas que super vale a pena pelo conteúdo que traz. #ficaadica
comentários(0)comente



Petebe 13/06/2023

Hq mais linda que já li
História difusa e confusa para quem não entende da política da Venezuela mas ao mesmo tempo elucidativo para quem quer conhecer e saber por cima quão doido já foi.
comentários(0)comente



pordentrodaestoria 08/05/2023

?Os Fantasmas de Pinochet? dos chilenos Félix Vega (ilustrador) e Francisco Ortega (roteirista) coloca o ditador Augusto Pinochet cara a cara com seus próprios fantasmas.

A obra é baseada em fatos, datas e personagens reais, mas não pode ser considerada como documentário em quadrinhos. Aqui os autores recriaram fatos da vida de Pinochet e colocaram o militar em julgamento após a sua morte que ocorreu em 2006.

Numa ficção, Augusto Pinochet é assombrado por fantasmas que o preparam para o juízo final. No inferno ele é confrontado por suas vítimas. São mulheres, homens, crianças e aliados (considerados traíras) que foram torturados, mutilados, sequestrados, abusados e, por fim, assassinados a mando do ditador. A sentença de quem cruzava seu caminho era simples: a morte.

A mente por de trás de uma lista de crimes horríveis é julgada e a sentença não poderia ser diferente: à desonra eterna!

O quadrinho na verdade quis retratar que a justiça divina nunca falha e tenta redimir o julgamento definitivo do ditador chileno que ocorreu entre 1970 e 1980. Apesar de ser uma história relativamente curta ela, conseguiu contextualizar muito bem a infância de Augusto e as barbaridades cometidas no seu governo.

Como dito, apesar de ser um ficção eu gosto bastante dessas obras que envolvem contexto histórico e aqui não foi diferente. O grande destaque fica para as páginas finais da HQ com o julgamento post mortem.

Sobre a edição, ela é definitivamente uma das mais bonitas que já vi. Além das ilustrações e cores serem belíssimas, a editora Conrad caprichou bastante no material. Definitivamente uma obra que vale muito a pena conhecer!
comentários(0)comente



Kecia.Viana 31/03/2023

Os Fantasmas de Pinochet. Livro 22.
O jungamenro que o ditador Pinochet não teve em vida... Foi realizado pelos seus fantasmas.

Leitura importantíssima!
comentários(0)comente



Maíra Marques 25/03/2023

O livro é uma graphic novel que retrata acontecimentos marcantes da vida e morte de Pinochet. Além disso, narra um julgamento póstumo do ditador chileno, que evidencia o quão sangrenta foi a sua ditadura.
Recomendo para quem quer conhecer a história do Chile ou de Pinochet.
comentários(0)comente



Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 19/01/2023

Os fantasmas de Pinochet, por Félix Vega e Francisco Orteg
"Os fantasmas de Pinochet", escrito pelos quadrinistas chilenos, Félix Vega e Francisco Ortega, editado por Cassius Medauar e consultoria de Guilherme Kroll, publicado pela Editora Conrad, traz uma visão mórbida sobre a cruel vida do ditador Augusto Pinochet.

Augusto José Ramón Pinochet Ugarte, ou como era chamado, Pinochet, foi um ditador maquiavélico, autor de diversas atrocidades, durante sua atuação como general do exército chileno entre 1973 a 1990, servindo posteriormente como senador vitalício, cargo que foi criado exclusivamente para ele.

Pinochet assumiu o poder total no Chile, após liderar o golpe militar, apoiado – ironicamente – pela nação democrática Estados Unidos, em 11 de setembro de 1973, estabelecido após a deposição do governo democraticamente eleito do presidente Salvador Allende.

O regime autoritário de Pinochet foi marcado por constantes violações de direitos humanos, com mais de 80 000 pessoas sendo presas e outras 30 000 torturadas.

Não obstante, mais de três mil pessoas foram assassinadas pelo governo Pinochet, o que o torna um ditador terrivelmente comparado a outros nomes de ditadores políticos, tais como Hitler, Mussolini, e, se não for cortado pela raiz, o governo brasileiro, Bolsonaro, que por sorte da população brasileira, foi derrotado nas eleições presidenciais de 2022, após governar tragicamente por quatro conturbados anos.

Mesclando a ficção com a marcante e terrível ditadura chilena, iniciada pelo golpe em 11 de setembro de 1973, a graphic novel faz uma reparação histórica com o julgamento do ditador Pinochet na HQ que provoca uma imersão completa no leitor ao ler a narrativa mórbida do militar chileno.

Desde a infância em Valpaíso e a fase adulta em Santiago, até a derrubada do congresso chileno, a HQ abre com a morte de Augusto Pinochet, cercado pelos fantasmas que ele torturou durante toda a vida quando ditador.

A cada etapa da vida, flashbacks relembram os acontecimentos que marcaram a vida do ditador, quando ele se prepara para o juízo final.

Inegavelmente, a história contida em cada página, foi profundamente pesquisada pelos quadrinistas, autores da HQ, Félix Vega e Francisco Ortega que usaram da ficção especulativa para fazer justiça ao propor na obra, o julgamento do ditador após sua morte.

"Os fantasmas de Pinochet", é uma graphic novel que nos convida à reflexão e mostra sem reservas como foi o país comandado por um governante militar ditador. A HQ nos propõe a refletir sobre o papel de nossos governantes e evitar que ditadores dominem nosso país. Afinal, apesar de todas os possíveis problemas que o Brasil tenha enfrenta, a melhor eleição é aquela que defende a democracia e a liberdade de expressão. Ditadura nunca mais!

Altamente recomendado!


Resenha completa no blog Irmãos Livreiros

site: irmaoslivreiros.com.br/os-fantasmas-de-pinochet
comentários(0)comente



16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR