O Pesadelo de Obi

O Pesadelo de Obi




Resenhas - O Pesadelo de Obi


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Vinicius.Dias 27/02/2023

Ditador bom é ditador zoado
Para quem nunca ouviu falar em Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ele é o segundo presidente desde 1979 do Guiné Equatorial, país pertencente à África Central. Um ditador que, assim como todos os outros, detém domínio das forças armadas do seu país e concentra em suas mãos toda a riqueza gerada e a utiliza como manutenção de seus privilégios, vida fácil e garantia de poder. Ou seja um escroto sem escrúpulos nenhum.

Acontece que certas decisões tomadas na vida podem surtir o efeito contrário e funcionar como um coice reverso, gerando dor de cabeça e preocupação onde antes havia tranquilidade e mansidão. Um belo dia, o presidente daquele país resolveu que faria um discurso em rede aberta para toda a população, enaltecendo as riquezas geradas e bendizendo aquele pequeno país - antes colônia da Espanha e agora grande exportador de petróleo - como uma das principais economias do mundo, tendo, inclusive, renda per capita maior que a de países de primeiro mundo como França e a própria Espanha. Além disso, informou que parte dessa fortuna era devolvida para a população com políticas públicas de qualidade e melhores condições sociais para os seus cidadãos.

O que ele não contava é que três amigos estariam atentos a sua fala, fariam alguns cálculos, olhariam a sua volta e se revoltassem com o escárnio de seu principal líder em relação aos irmãos conterrâneos. Era claro que esse dinheiro não estava voltando para eles e que, aquele que os informava disso, estava, no fundo, rindo de sua população e embolsando todo aquele dinheiro. Sendo assim, os 3 colocaram em prática um plano de devolver na mesma moeda o que estavam recebendo. Fazer com que a população de seu país e do mundo rissem da cara daquele ser humano desprezível e vissem que de esperto, na verdade, ele não tinha nada. Com um roteiro na mão, procuraram apoio de uma ONG e juntos conseguiram dar vida a primeira publicação gráfica daquele país. Uma HQ que contava o principal pesadelo de seu ditador, Obi.

Só de saber disso, essa HQ já vale a investida. É muito contexto histórico, político e resistência para deixar passar batido. Graças à Skript Editora, nós brasileiros podemos colocar a mão em uma obra tão importante e, assim como boa parte do mundo, rir das situações passadas pelo imbecil do ditador. E olha que não são poucas, por um dia ele viverá como um guineense comum, sentindo em sua própria pele todo o sofrimento e falta de apoio que seu governo trás para as pessoas. Problemas na educação, com escolas abandonadas e sem professores comprometidos; problemas na saúde, com a falta de profissionais qualificados, remédios e materiais básicos; problemas na segurança, devido a brutalidade e autoritarismo da polícia local e das condições desumanas de suas prisões; problemas de infraestrutura, com a falta de saneamento básico, transporte público e condições mínimas de sobrevivência das pessoas. Tudo isso em meio a muitas tiradas, chutes na bunda e esculhambação com o governo e seu principal governante. Tá bom ou quer mais? Se sim, a cereja do bolo é quando Obi encontra Satanás e um outro carinha e tem um vislumbre de como será o seu pós-vida.

Uma coisa importante de se dizer também é sobre o cuidado da edição e todo o trabalho brilhante no processo de tradução e manutenção da complexidade linguística e cultural daquele país, respeitando a vontade de seus idealizadores e apresentando a HQ da forma como ela foi pensada, sem a "domesticação" e adequação dos contextos africanos para algo semelhante ao de nosso país.

Se você tem interesse em outras culturas, entende a importância política desse quadrinho, quer dar voz a pessoas e países em condições desumanas e acredita na força da resistência das pessoas, precisa adquirir essa publicação para ontem e ajudar a disseminá-la ainda mais. Ditadores tiranos não merecem respeito e por isso te convido a vir rir e esculhambar com esse aqui também!

"A melhor coisa que você pode fazer pela Guiné é desaparecer!" - Deus
comentários(0)comente



Trindade 19/04/2024

Obi tem medo?
Nesta história, somos apresentados a Obi, o presidente da Guiné Equatorial, em sua rotina inicial, mas logo há a transformação de Obi em um cidadão comum, enfrentando os desafios do dia a dia do seu povo.
De inicio, tem-se uma introdução à realidade do país. Em seguida, acompanhamos Obi enquanto ele enfrenta os problemas estruturais da nação, incluindo os abusos de poder associados a uma ditadura.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR