Che (Biografia em Quadrinhos)

Che (Biografia em Quadrinhos)




Resenhas - Che (Biografia em Quadrinhos)


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Adriano 05/04/2023

"Che" é um quadrinho impressionante e memorável. Ainda que seja estranho acompanhar o ritmo da leitura no início, logo entendemos o brilhantismo de Oesterheld em sua escrita. Os traços de Alberto e Enrique Breccia, por sua vez, casam muito bem com o texto (embora em muitos momentos os desenhos de E. Breccia sejam confusos e estranhos).
É fácil sentir o peso dessa obra, e sua importância histórica.
comentários(0)comente



Paulo Habermann 24/06/2022

Uma boa leitura...
Confesso que este quadrinho é meu primeiro contato mais profundo com a história de Che Guevara. Apesar do baixo conhecimento sobre o assunto, esperava algo um pouco mais detalhado nestas páginas. Gosto muito do estilo de escrita de Oesterheld, mas me incomodou um pouco o como tudo parece acontecer rápido demais. Por ser tratar de uma biografia, esperava que se aprofundassem mais em suas passagens e nos acontecimentos marcantes de sua vida. Um erro de expectativa com certeza.
Do mais, a arte de Breccia sempre se mostrando exuberante.

Um bom quadrinho para conhecer um pouco sobre esta importante figura histórica, porém, ao meu ver, deixou um pouco a desejar.
comentários(0)comente



Nanda Lima 07/11/2021

Romantizado, mas magnífico
Primeiro contato que tenho com a história de Che Guevara... Certamente há uma romantização aqui, e não vejo problema nisso. Todo herói, todo símbolo é romantizado. O texto do Oesterheald, como sempre, magnífico, mostrando como ele estava anos luz à frente do que estava sendo feito nos quadrinhos mainstrem mundiais. A arte dos Breccia é de tirar o fôlego, entre traços desconcertantemente precisos e realistas e sombras pesadas. Espetacular.
comentários(0)comente



Animal Noturno 28/10/2021

???????
Uma leitura imprescindível na atualidade. Um acerto gigante da editora Comix zone, La casa de las Historietas!!!
comentários(0)comente



Emerz 13/09/2021

Finalmente de volta ao Brasil, mais um grande acerto da editora que vem fazendo um ótimo trabalho e realizando uma ótima coleção do autor.

Aqui temos a biografia do Che que até hoje segue muito relevante na luta. Como uma figura bem controversa pra muitos. Seguimos o início da sua missão e somos agraciados com o seu propósito.
comentários(0)comente



Daniela476 23/02/2023

Impacto
Esse livro sem brincadeira me fez chorar por uma semana, ele é inefável, o traço do autor (ao meu ver) compactua com a melancolia, isso é interessante e passa mais impacto na obra. Enfim, eu gostei e usaria a caneta do MIB para apagar minha mente só para ler como se fosse a primeira vez.
comentários(0)comente



Danusa 08/01/2022

"O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor."

Essa leitura me fez voltar a minha adolescência, quando uma professora apresentou esse personagem histórico e lendário. Relembrei os porquês de algumas causas em que sempre acreditei.

A leitura é fluida e rápida, proporcionada pelo formato hq. Uma relíquia linda para coleção, ainda mais pela apresentação feita por Guilherme Boulos.
comentários(0)comente



Ricardo.Barroso 08/10/2022

Não há como não se comover com a biografia de alguém como Che Guevara. Figura fundamental para o século XX e que continua inspirando todos que querem um mundo sem injustiças.
O estilo de escrita e da arte dessa obra são únicos e a princípio podem parecer confusos. Os fatos se misturam com pensamentos de forma picada e a as imagens, embora realistas e expressivas, são escuras e sem detalhes. A maior parte dos quadros são sobre as guerrilhas que ele liderou, sempre com textos emocionantes. Apesar de muito boa, fica uma vontade de que se aprofundasse mais.
comentários(0)comente



lítio 15/10/2023

"Morrer por um ideal nunca é uma perda"
É um bom quadrinho pra se conhecer mais sobre Ernesto Guevara, homem que foi médico, professor, banqueiro, marido, pai e revolucionário.
É claramente resumido, pois não há como contar, com detalhes, os feitos de Che em apenas noventa páginas. No entanto, o traço dos Breccia já transmite muito da melancolia e peso que foi a vida de Che Guevara, é impactante, sem dúvidas (embora seja difícil de entender alguns quadros, ainda assim conduz sentimentos inexplicáveis). No mais, vale ressaltar a importância histórica dessa obra, tal qual foi perseguida e censurada pelo regime militar.
Mesmo depois de anos, a leitura permanece muito atual. Che vive, como idéia, mesmo após a morte de seu corpo físico. "Seu nome inspira amor e ação." (Héctor Osterheld et al., 1968)
comentários(0)comente



sofiwz 09/01/2023

Muito bom!
Não tenho muito o que dizer sobre essa HQ, além de que ela é ótima e as ilustrações são incríveis, e que recomendo que você leia.
comentários(0)comente



Heros Pena 29/10/2021

Bom, porém superficial.
Muito bom pra quem busca um conhecimento rápido sobre a vida de Che, ou pra quem quer apenas relembrar sua história, a qual seria impossível de ser contada de forma aprofundada nas poucas páginas desse livro.

No mais as ilustrar são muito bonitas e o texto bem escrito.
comentários(0)comente



Antonio.Herdy 25/01/2022

Tudo que Breccia toca vira ouro
É impossível não começar falando sobre a arte de Alberto Breccia, que nesse trabalho é acompanhado por seu filho, Enrique Breccia.

Nessa biografia de Che temos muito contraste entre preto e branco, que é a especialidade de Enrique. A arte é pesada, é visceral, cheia de ranhuras, Breccia pai, como bom expressionista que foi, consegue distorcer a forma não somente em seus desenhos, mas na forma de fazê-los, visto que utilizava de materiais nada convencionais para isso, como por exemplo: navalhas (existem vídeos disso no YouTube).

A arte tras o peso do momento tratado e condiz com a força do roteiro do sempre genial, Hector Oesterheld. Que faz uma bibliografia muito boa sobre a vida dessa figura tão importante para a história mundial e tão polêmica, porque é incrível que ao citar o nome dele, ninguém deixa de se posicionar. Você tem desde os conservadores de direita que automaticamente viram militantes da causa LGBTQIA+ ao dizer: "ele perseguia homossexuais", o que é engraçado pois parece que esquecem que Churchill tratava homossexualidade como doença, e que isso não é ligado a direita ou a esquerda, mas sim a homofobia extremamente presente naquele tempo, mas não vamos entrar nesse mérito. E em contraponto a isso, os defensores do mesmo. Então para além de polêmicas de internet, acredito que a importância desse personagem histórico ninguém pode negar.

Para além do quadrinho em si, acho muito interessante a história que se formou ao redor dele. Como por exemplo a lenda de que Alberto Breccia teria enterrado os originais em seu quintal após Oesterheld ter sido preso e morto, junto das 4 filhas, pelos militares da ditadura Argentina.
Tudo isso engrandece ainda mais a obra.
comentários(0)comente



Laertte 15/07/2022

Che
Figura controversa, ainda mais nos dias de hoje. Gostei de mais desta HQ, é a primeira vez que leio um texto de Oesterheld e vejo e uma arte do Breccia. Recomendo demais.
comentários(0)comente



Rodrigo.Augusto 21/09/2022

Necessário nas escolas, utopicamente falando.
Finalmente lida. No começo é estranho pela narrativa e a escrita dos textos, mas acostuma e mais em diante vai melhorando.
Há quadros confusos, ruins de entender o q tá rolando. Há também quadros lindos e caprichosos.
O texto apesar de ser propositalmente bem picado, com vírgulas, pontuações, ideias e fatos aleatórios, atinge ao objetivo com isso: é bem profundo e provoca uma tensão no que está por vir; a história do Che é obviamente resumida e simplificada no quadrinho, porém uns textos são bem profundos nas ideias, impactantes e bastante reflexivos.
Destaque pro texto de apresentação do Boulos, que contextualiza e faz nos situar legal na história antes de ler, despertando mais o interesse. E como Boulos escreve bem!
Leitura necessária e obrigatória pras escolas.
comentários(0)comente



Marcelo Paixão 26/12/2022

Podemos chamar de uma obra prima.
Já tinha ouvido falar muito desse quadrinho, não só pela hostória em si, tudo que envolvia publicação e os escritores. Me satisfez e me instigou a reler o mangáe a procurar uma bibliografia mais densa e conhecer mais está parte da vida dele que foi para o Congone para Bolívia.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR