Esta obra é uma ferramenta para o ensino eficiente. Repleto de relatos de situações vividas, com sucesso, por professores em atividade e com muitos estudos de casos, o texto conduz os estudantes a pensarem criticamente sobre as bases teóricas que sustentam boas práticas de ensino. Um dos objetivos principais do conteúdo deste livro é obter sucesso nos cursos. O uso de complementos que abordam diversidade e tecnologia e outros recursos, como quadros, seções e estudos de casos com temas de grande interesse, complementam o aprendizado, ajudando o estudante a se aprofundar no universo da psicologia educacional. Apresentando muitas situações e atividades do dia-a-dia escolar, Psicologia educacional está fundamentado em pesquisas sólidas e atuais sobre ensino e aprendizagem e fornece uma fonte ampla de bibliografia especializada. É uma obra que enfatiza a aplicação da teoria na prática em sala de aula, buscando formar educadores mais eficientes.
Capítulo 1 – Psicologia educacional: uma ferramenta para o ensino eficiente
Capítulo 2 – Desenvolvimento cognitivo e de linguagem
Capítulo 3 – Contextos sociais e desenvolvimento socioemocional
Capítulo 4 – Variações individuais
Capítulo 5 – Diversidade sociocultural
Capítulo 6 – Alunos que têm deficiência
Capítulo 7 – Abordagens sociocognitiva e comportamental
Capítulo 8 – A abordagem de processamento da informação
Capítulo 9 – Processos cognitivos complexos
Capítulo 10 – Abordagens socioconstrutivistas
Capítulo 11 – Aprendizagem e cognição nas áreas de conteúdo
Capítulo 12 – Planejamento, ensino e tecnologia
Capítulo 13 – Motivação, ensino e aprendizagem
Capítulo 14 – Gerenciando a sala de aula
Capítulo 15 – Testes padronizados e ensino
Capítulo 16 – Avaliação em sala de aula